PUBLICIDADE

Representantes de Mato Grosso reforçam debates para implantação da Redesim

PUBLICIDADE

Desburocratizar por meio da integração e, assim, facilitar o ambiente de negócios. Este é o objetivo do programa Brasil Mais Simples, do Governo Federal, que foi apresentado na IV edição de um seminário sobre o tema. O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de abril, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), considerado o maior evento de sustentabilidade urbana do país, promovido de 24 a 28 de abril.

Representantes do Governo de Mato Grosso participaram do evento. “É um espaço importante de debates com parceiros que compõem a Rede Simples, para discutir assuntos pertinentes à simplificação dos processos de abertura e legalização dos pequenos negócios. As experiências dos outros Estados para conseguirem a integração nos mostram caminhos para resolver possíveis problemas”, avaliou o secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimento, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leopoldo Mendonça.

Conforme a programação, mais de 350 profissionais ministraram palestras e oficinas aos cerca de 10 mil participantes, entre eles, aproximadamente 500 prefeitos.

O presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif, defensor da desburocratização dos processos, falou sobre a importância da implantação da Rede e cobrou os Estados nesse sentido. Ele reforçou a força das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda, que representam 97% dos negócios brasileiros.

Com a Rede Simples (Redesim em Mato Grosso), os órgãos públicos alinham processos para simplificar procedimentos e reduzir a burocracia para permitir que a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas sejam realizados com mais agilidade, por conta da integração entre os órgãos.

Em Mato Grosso, o Governo está investindo na implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), cujo objetivo é integrar os órgãos da União, Estado e Municípios para facilitar a abertura e processos empresariais. Um Comitê Gestor está sendo criado para acompanhar a implantação.

Aproximadamente 20 municípios mato-grossenses já estão em fase de implantação, adesão e sensibilização da Redesim, especialmente os maiores, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Campo Novo, Colíder, Primavera, e outros.

Além do secretário Leopoldo, estiveram no evento a presidente da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Gercimira Rezende e o coordenador da Redesim no Estado, Alexandre Lacerda. Participaram ainda representantes da Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso e do Gabinete de Desenvolvimento Regional, ligado à Casa Civil do Governo do Estado, que também integra a secretaria executiva do Programa Mato Grosso Municípios Sustentáveis, e agentes de desenvolvimento local, responsáveis respectivamente pelos Centros de Atendimento Empresarial (CAE) dos municípios de Colíder, Paranaíta e Campo Verde.

O grupo se revezou entre palestras e oficinas. Os agentes de desenvolvimento local, por exemplo, participaram de oficinas técnicas direcionadas aos órgãos de licenciamento. Entre elas, também se destacam os temas desenvolvimento econômico e economia criativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Engavetamento com seis veículos deixa duas pessoas feridas em rodovia de Mato Grosso

Um engavetamento envolvendo seis veículos, sendo três caminhões e...

Arroba do boi gordo em Mato Grosso sob1 1,6%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...

Motos colidem em cruzamento de Sorriso; dois são hospitalizados  

Duas motocicletas Yamaha Fazer e Factor se envolveram em...
PUBLICIDADE