PUBLICIDADE

Reitora e secretário da Casa Civil conversam sobre melhorias para Unemat

PUBLICIDADE

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professora Ana Di Renzo, se reuniu com o secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, para tratar sobre questões voltadas a autonomia e gestão da instituição. O saldo da reunião foi considerado positivo diante de nove pontos de pauta discutidos no encontro.

Entre os encaminhamentos definidos está a garantia de que o governo do Estado vai aplicar os benefícios das leis de carreira dos docentes da Unemat no que diz respeito a mudança de regime de trabalho e o reposicionamento de nível, que vinham negados em função da Lei de Responsabilidade Fiscal ter ultrapassado o limite prudencial da folha. “O secretário nos assegurou que a Seges respeita a autonomia da Unemat e vai respeitar e aplicar os benefícios da nossas leis de carreira a partir de abril, data definida em razão das dificuldades com o pagamento da folha”, explicou a reitora.

Além desse ponto, o secretário Paulo Taques também assegurou que irá reencaminhar para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condes) o pedido de desapropriação amigável da área em é utilizada pelo Campus de Tangará da Serra para aquisição pela Unemat, cujo orçamento já contempla esse investimento. Esta decisão visa garantir os serviços que a universidade presta a sociedade. 

Também foram abordados na reunião a questão da transferência em definitivo da área da Empaer para a Unemat em Cáceres e emBarra do Bugres. Este último para funcionar as atividades inerentes a Educação Superior Indígena. O primeiro para abrigar a área experimental do campus de Cáceres.  A Reitoria sentiu-se apoiada pela Casa Civil no sentido de desenrolar e retomar as negociações com o órgão estadual.

Outro ponto discutido no encontro diz respeito a realização urgente de concurso público para técnico-administrativos, principalmente para atender as demandas dos campi de Diamantino e Nova Mutum, bem como o criação na estrutura da universidade funções institucionais visando o atendimento desses campi e também da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. “Sobre o concurso público será agendado uma nova reunião específica para tratar dessa demanda urgente da Unemat, retomando um diálogo já iniciado anteriormente”, explicou a reitora.

Outros assuntos abordados dizem respeito a autonomia da Unemat para a aquisição de passagens aéreas, criação de cargos de técnicos atendendo recomendação da Controladoria Geral do Estado. Também tratou-se das posses de servidores e docentes por via judicial sem que a Unemat tenha sido consultada. “Foi uma reunião produtiva porque demos encaminhamento importantes e que mostram que o governo estadual respeita a autonomia universitária”, afirmou Ana Di Renzo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Filho de delegado de Sinop morre em grave acidente no Paraná

Gabriel Pacheco, de 19 anos, morreu, ontem à noite,...

Incêndio atinge quitinete em Sinop e homem é resgatado

A equipe do Corpo de Bombeiros de Sinop resgatou...

Empresas de Sorriso divulgam mais de 100 vagas de empregos para técnicos, instrutores e outros setores

Empresas e indústrias em Sorriso divulgaram 104 novas oportunidades...

Sinop: pesquisadores desenvolvem tecnologia sustentável para produção de mudas florestais

Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus...
PUBLICIDADE