A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, declarou que as negociações para a realização do concurso público para professores e a implantação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os servidores técnico-administrativos estão em andamento e são tratadas com “dedicação pessoal diária”. Segundo ela, sua gestão, que se encerra no final do ano, tem trabalhado na interlocução direta com o Governo do Estado para viabilizar as duas pautas.
Sobre o novo PCCS, que já tem a aprovação da categoria, a reitora destacou o esforço para demonstrar ao Executivo estadual a importância do investimento. “Minha postura como reitora, junto com o vice-reitor, Alexandre Porto, com nossos pró-reitores e equipes, tem sido a de demonstrar que o PCCS não é um gasto, mas um investimento na modernização e na eficiência da nossa universidade”, afirmou Vera Maquêa. Ela acrescentou que o processo está na “fase de avaliação orçamentária, sempre defendendo a valorização que a categoria merece e aguarda há anos”.
Em relação ao concurso para docentes, a reitora afirmou que a necessidade de recomposição do quadro de professores é um pleito levado a todas as mesas de negociação. A gestão apresentou um estudo técnico detalhado para fundamentar a demanda. “O concurso é vital para manter a expansão da pós-graduação e a qualidade dos nossos cursos de graduação, o desenvolvimento da pesquisa, da inovação, da extensão, da cultura, enfim, de todas as áreas de atuação da universidade”, explicou.
Vera Maquêa ressaltou ainda que a abordagem da atual gestão vai além do envio de documentos oficiais. “Mais do que apenas enviar ofícios, nossa gestão está presente nas secretarias, dialogando e construindo soluções viáveis”, disse. Ela avaliou que tem encontrado um governo aberto ao diálogo e que o objetivo é garantir que “a relevância da nossa universidade se traduza em celeridade para essas pautas. A valorização dos nossos profissionais é o que garante que a universidade continue sendo o orgulho de Mato Grosso”.
No ano passado, Vera se reuniu com o governador Mauro Mendes para tratar do novo PCCS e concurso docente. Na ocasião, o gestor sinalizou abertura para o tema e orientou que as tratativas avançassem junto à secretaria estadual de Planejamento e Gestão.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


