PUBLICIDADE

Reeducandos prestarão serviços gerais na Arena Pantanal

PUBLICIDADE

Os secretários de Estado de Gestão (Seges), Júlio Modesto, e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Dorilêo, juntamente com a presidente da Fundação Nova Chance (Funac), Cíntia Selhorst Barbosa, assinaram termo de cooperação que prevê a contratação de mão de obra de recuperandos em regime semiaberto. Inicialmente os trabalhos serão realizados por 30 reeducandos de um total de 60, conforme prevê o contrato.

Os recuperandos selecionados pela Funac irão prestar serviços com carga horária 40 horas semanais, ou seja, de segunda a sexta-feira, nos horários entre as 8 e 12h e 13 às 17h, com uma hora de descanso e respeitando domingos e feriados. Eles receberão como remuneração, um salário mínimo mensal, mais vale transporte referente ao mês. O trabalho dos recuperandos não estará sujeito ao regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O secretário Júlio Modesto, enfatizou a importância do acordo firmado. “Este termo de cooperação é vital para a Arena Pantanal. O desafio de assumir a Arena não é fácil, mas foi pensado, planejado e discutido. Fizemos isso depois de um planejamento bem definido de estrutura. A Arena Pantanal é uma cidade e sem os reeducandos fazendo este trabalho lá, nós não conseguiríamos fazer nem a metade do que queremos fazer. Assino com maior prazer este convênio”.

Ele ressaltou ainda que, além de ser um ponto favorável ao Governo em relação a economicidade, o ponto principal é promover a reinserção dos reeducandos na sociedade. “Para eles também será a oportunidade de uma ressocialização, e isso é muito importante. Eles irão trabalhar dentro de um local que tem muito potencial, em termos de eventos e de jogos. Este é um projeto que está nascendo e tenho certeza que dará certo”.

Modesto aproveitou a oportunidade para convidar os presentes para prestigiarem a edição comemorativa de aniversário de Mato Grosso da edição do "Vem Pra Arena" que acontece neste sábado, na Arena Pantanal.

A presidente da Funac, Cíntia Selhorst, informou que a Fundação está realizado uma parceria junto ao Senai para que os reeducandos possam receber capacitação em áreas específicas, como eletricista e bombeiro hidráulico. “Com essa pareceria que estamos buscando, os reeducandos irão trabalhar de segunda a sexta-feira, para que no sábado possam ocupar o auditório com cursos de formação profissional para eles, qualificando a mão-de-obra. Vamos analisar quais os cursos que precisamos para qualificá-los para que possam prestar um bom trabalho e se tornarem profissionais”, explicou. De acordo com a presidente, este será o primeiro trabalho a ser realizado unindo trabalho e qualificação profissional para os recuperandos. “É um avanço”.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, citou as Secretarias de Estado de Educação e de Fazenda a exemplo de como as parcerias podem funcionar, trazendo economia significativa para o Estado. “A relação custo benefício estimula para que nós possamos continuar investindo no ganho social de poder recuperar vidas humanas e pessoas que estão em uma condição de vulnerabilidade e precisam de oportunidade, de formação, de capacitação e emprego. A reinserção sócioprodutiva nós conseguimos assegurar a partir de um trabalho como esse”.

Antes de iniciarem os trabalhos, os reeducandos terão uma palestra nesta sexta-feira (06), no auditório da Arena Pantanal, com o juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Geraldo Fidelis, sobre a importância e a questão de comprometimento do trabalho. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abertas inscrições para curso gratuito de defesa pessoal em Sorriso

Estão abertas as vagas para mulheres interessadas em participar...

Palestra gratuita sobre a sabedoria e os símbolos do antigo Egito é nesta semana em Sinop

Sinop receberá palestra gratuita sobre a “sabedoria do antigo...

Ônibus pega fogo em rodovia de Mato Grosso; ocupantes saem ilesos

O ônibus intermunicipal, de marca e modelo não identificados,...

Autores sorrisenses lançam hoje quatro obras literárias

O lançamento de quatro obras inéditas escritas por autores...
PUBLICIDADE