A cadeia de Alto Araguaia promoveu, hoje, aula de encerramento do ano letivo e a preparação dos recuperandos para a prova do Enem destinado às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2014, regulamentada pelo Edital nº 19, de 24 de setembro de 2014. As provas serão realizadas nos dias 9 e 10 deste mês, a partir do 13h.
O objetivo principal é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade, regida pela Portaria/MEC nº 807, de 18 de junho de 2010.
Diferente do Enem regular, a inscrição do Enem PPL é realizada pelo responsável pedagógico da unidade. As inscrições ocorrem no site do Inep. “O objetivo do Inep é garantir o direito de participação dos recuperandos aos exames e seus resultados, permitindo que a educação funcione como instrumento de reinserção social e de cidadania”, explica o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, coronel PM Clarindo Alves de Castro.
O secretário pontuou e reconheceu o excelente comportamento dos apenados e avaliou como positiva as aulas que são desenvolvidas na Unidade, pois os recuperandos têm interesse e com estes trabalhos desenvolvidos a unidade passa a ser um ambiente tranquilo sem alterações.
Mais de 700 recuperandos de 24 unidades do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT) vão participar do Enem.