Dados apresentados por meio do Levantamento Rápido por Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira) apontam que houve redução no índice de infestação de dengue em Sinop. De acordo com o responsável pelo setor, Cesário Rocha, o Lira de Sinop fechado, no mês de abril, é de 0,90%, dentro do nível preconizado pelo Ministério da Saúde de 1%. "No primeiro levantamento realizado em janeiro nosso índice era de 1,2%, por isso o setor investiu em ações educativas, mutirões de combate a dengue e campanhas de esclarecimento em toda a cidade e os trabalhos nos deram retorno positivo diminuindo o índice de infestação".
O levantamento é realizado por amostragem e o setor seguiu a recomendação do ministério e vistoriou 20% dos imóveis de Sinop, contabilizando 1.916 residências visitadas em toda a área urbana para a formação do índice. "Trabalhamos continuamente com mais de 100 agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, igrejas, voluntários da comunidade, do Tiro de Guerra, escolas e da Força Nacional em uma operação de "pente fino" na cidade, mas esse trabalho não pode parar, é fundamental que a população cuide do quintal também no período de estiagem que se inicia agora evitando o criadouro do mosquito".
Além das visitas, distribuição de velas de citronela e campanha educativa, o setor de endemias realizou a aplicação de inseticida com bombas costais seguindo as recomendações do Ministério da Saúde em ações de bloqueio e na vistoria de bocas de lobo, eliminando possíveis criadouros do inseto. Novos Liras serão realizados nos meses de agosto e dezembro, de acordo com a orientação do MS para quatro levantamentos anuais de acompanhamento.