PUBLICIDADE

Reduções de multas passam a ter legalidade com nova lei em MT

PUBLICIDADE

O governo do Estado trouxe para a legalidade reduções de multas e cobranças de taxas e impostos que têm a Unidade de Padrão Fiscal (UPF) como referência. Isso foi possível devido a publicação da Lei nº 10.287, em 18 de junho, que agora especifica essas reduções e cobranças, antes concedidas por meio de decretos. Com o objetivo de manter os benefícios antes garantidos por meios considerados inadequados, a lei é retroativa a 1º de janeiro deste ano.

De acordo com o chefe da Unidade Executiva da Receita Pública da Secretaria de Fazenda do Estado, Fábio Fernandes Pimenta, a lei trouxe vantagens, como a isenção de cobrança da 2ª via da carteira de identidade para menores de 18 anos, idosos ou qualquer pessoa que não possa pagar pelo documento. Para todos os outros casos, a 2ª via do documento custa 50% da UPF, que hoje está em R$ 113,08, como antes da publicação da lei.

Outro benefício, conforme Fábio Pimenta, trata do valor mínimo da parcela do pagamento do IPVA, antes fixado em uma UPF. Com a lei, esse valor foi reduzido para 25% do valor da UPF. Dentro do prazo de vencimento, o IPVA pode ser parcelado em até três vezes. O mesmo imposto atrasado, referente aos anos anteriores, pode ser parcelado em até seis vezes.

Entre os exemplos de impostos e taxas que são cobrados tendo como base a UPF estão a Taxa de Segurança Pública (Taseg), Taxa de Segurança contra Incêndio (Tacin), multas do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), entre outros. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...
PUBLICIDADE