segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Rede elétrica será transferida de avenida central de Sorriso para garantir paisagismo

PUBLICIDADE

Um acordo vai garantir a preservação das palmeiras imperiais plantadas no canteiro central da avenida Natalino João Brescansin, ao longo da rede elétrica – e que, com o crescimento, passaram a trazer problemas e riscos potenciais à população da cidade. A solução inicial, de transferir as palmeiras para um local mais adequado, não agradou à população, de acordo com o prefeito Dilceu Rossato, pois as árvores são um símbolo da cidade.

“Diante disso, decidimos estudar mais a fundo e buscar uma solução que permitisse a manutenção das árvores na avenida. Nós não gostaríamos de ser co-responsáveis por um ato que, mesmo sendo tecnicamente indicado, trouxesse qualquer forma de conflito com a população de Sorriso”, explica o vice-presidente de Operações da Cemat, Arlindo Napolitano.

Em reunião com o prefeito e secretários do município, ontem, foi feita a proposta que a rede de alta tensão seja retirada do canteiro central e instalada na lateral das avenidas, nos trechos onde for necessário. Além disso, a proposta inclui a substituição dos cabos de alumínio da rede de baixa tensão por cabos multiplexados – isolados em um único volume. Assim, as palmeiras deixarão de interferir na rede elétrica e a prefeitura poderá elevar as luminárias para o topo dos postes e melhorar a iluminação pública na avenida.

Tanto o secretário municipal de Obras, Nery Cerutti, quanto o secretário municipal de Agricultura, Fabiano Marson, participaram da reunião e aprovaram a proposta. As 168 palmeiras foram plantadas na década de 1990 na avenida Brescansin e, hoje, a maioria já ultrapassa a altura da rede elétrica. O contato com os cabos causa interrupções ocasionais do fornecimento e, o mais importante, gera risco potencial de choque elétrico aos passantes, uma vez que a árvore pode se transformar em um condutor de eletricidade.

O projeto de adaptação da rede para tentar viabilizar as obras antes do próximo período de chuvas será finalizado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião sai da pista ao pousar no principal aeroporto de Mato Grosso

Um monomotor saiu da pista do principal aeroporto de...

Corpo é encontrado em rio no Nortão

O corpo de um homem foi avistado por pescadores,...

Tamanduá resgatada durante queimada no Pantanal inicia processo para voltar à natureza; assista

Uma tamanduá-bandeira fêmea resgatada em Poconé durante os incêndios...
PUBLICIDADE