PUBLICIDADE

Recursos para a assistência serão transferidos fundo a fundo

PUBLICIDADE

O governo do Estado regulamentou as transferências automáticas para os cofinanciamentos no Sistema Único de Assistência Social (Suas) por meio do Decreto nº 99 publicado na edição desta sexta-feira (22.05) do Diário Oficial de Mato Grosso.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, explica que com esta medida administrativa será possível efetuar os cofinanciamentos no SUAS-MT por meio de transferências automáticas fundo a fundo, como instrumentalizado na NOB SUAS.

“Com este decreto estamos honrando um compromisso assumido com os municípios”, afirmou nesta sexta (22) o gestor durante reunião ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que reúne representantes da assistência social de todos os municípios mato-grossenses.

Desde a posse do novo Governo a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) deu início ao estudo que resultou na publicação do referido decreto levando-se em consideração a previsão legal de transferência fundo a fundo para efetuar repasses regulares e programados de recursos financeiros aos municípios. São recursos para cofinanciar o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito regional e local.

Tanto a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), quanto a Lei nº 9.051, de 12 de dezembro de 2008, preveem a efetivação de transferências aos Fundos Municipais e Assistência Social independente da celebração de convênios. Como Mato Grosso até então não havia aderido a Transferência Fundo a Fundo, muitos municípios acabavam tendo que devolver recursos à União.

“A implantação do Sistema de Transferência de Recursos Fundo a Fundo vai viabilizar repasses financeiros para cofinanciamento de ações continuadas de assistência social aos municípios, com vistas a atender as recomendações adotadas pelo sistema de transferências desses recursos pelo Governo Federal aos Fundos Estaduais e Municipais”, acrescenta a secretária adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Ferreira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE