Geral

Recursos Hídricos de Sorriso serão debatidos em seminário hoje e amanhã

Começa hoje em Sorriso o 3º Simpósio Municipal Sobre Recursos Hídricos. O início será às 19:00h e terá continuidade das 07:00h às 12:00h de amanhã. O tema do evento será “Salto Magessi e rio Lira, patrimônio de todos”.

O simpósio, promovido pela secretaria de Agricultura e ARPCA (Associação Regional de Pesquisa Científica e Ambiental), é voltado a todos os profissionais que atuam na área ambiental e outros que tenham interesse ou afinidade com tais temas.
Busca esclarecer o que é uma unidade de conservação, como se transforma uma determinada área em unidade de conservação, qual são os pontos positivos e negativos neste processo e, para finalizar, os palestrantes vão falar sobre o Salto Magessi, que se tornou uma unidade de conservação em 20 de dezembro 2002, através da lei 7.871 que a designa como uma APA – Área de Proteção Ambiental Estadual.

O simpósio vai discutir, ainda, como montar um comitê de bacia no município, qual é a função desse comitê, mostrando a experiência de outros já existentes, resultados positivos e negativos, atividades realizadas e legitimidade nos processos por eles desenvolvidos.

O evento também será marcado pelo lançamento do Projeto ‘Lira + 15 – o rio que eu quero’, que vai explanar sobre a situação ambiental atual do rio Tenente Lira e as perspectivas e projeção para a bacia hidrográfica do rio Lira até o ano de 2020.

Hoje:
18:30h – Inscrição
19:00h – Abertura
20:00h – Palestra 1
Unidade de Conservação“Salto Magessi” – APA – Área de Proteção Ambiental Estadual”
-Palestrante: Ana Margarida Magalhães Coelho – Analista de Tecnologia Ambiental, Pós graduada em Metodologia da Educação e Avaliação de Impactos em Saúde e Meio Ambiente
CUCO – Coordenadoria da Unidade de Conservação FEMA/MT

21:00h – Palestra 2
Sensibilização Social – Cidadania pela Água
-Palestrante: Leonice de Souza Lotufo, Geóloga – Coordenadora de Planejamento e Pesquisa de Recursos Hídricos
Departamento de Recursos Hídricos da FEMA/MT

21:30h – Palestra 3
Projeto ‘Lira +15 – o rio que eu quero’
Situação Ambiental atual da bacia hidrográfica rio Tenente Lira
-Palestrante: Marly Aguiar – Bióloga – Diretora Executiva ARPCA

22:00h – Encerramento
09 de Abril de 2005 – Sábado
07:30h – Palestra 3
“rio Tenente Lira” como Unidade de Conservação, aspectos positivos e negativos
-Palestrante: Ana Margarida Magalhães Coelho – Analista de Tecnologia Ambiental, Pós graduada em Metodologia da Educação e Avaliação de Impactos em Saúde e Meio Ambiente
CUCO – Coordenadoria da Unidade de Conservação FEMA/MT

08:30 – Palestra 4
Comitê de Bacia Hidrográfica
-Palestrante: Leonice de Souza Lotufo
Geóloga – Coordenadora de Planejamento e Pesquisa de Recursos Hídricos – Departamento de Recursos Hídricos da FEMA/MT

09:30 – Intervalo

10:00 – Propostas para as atividades práticas: agendamento primeira reunião do pré-comitê, sugestões para elaboração do estatuto e outras providências.

12:30 – Encerramento