Aproximadamente 980 quilômetros de estradas não pavimentadas foram recuperados pela patrulha mecanizada do Consórcio Ambiental de Desenvolvimento Regional Alto Teles Pires. Conforme o Cidesa, as máquinas já passaram por União do Sul, Cláudia, Tapurah, parte da MT-222 entre Sinop e Ipiranga do Norte. A projeção é que, até o final do ano, pelo menos mil quilômetros sejam alcançados, isto levando-se em conta as condições climáticas e a proximidade das festas de ano que devem interromper provisoriamente os serviços.
Compõem o consórcio as cidades de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul. Estima-se haver pouco mais de 1,7 mil quilômetros de estradas não pavimentadas.
Em janeiro a programação do Cidesa deve ser retomada. A intenção das obras é garantir com os reparos a boa trafegabilidade nos diferentes pontos da região Norte, garantindo o escoamento da produção agrícola.
Segundo o consórcio, a extensão coberta pelos serviços poderia ser ainda superior se houvesse uma segunda patrulha, como ocorre noutros consórcios de Mato Grosso.
A bandeira já foi levantada pelo Cidesa, que pleiteia junto ao governo do Estado a aquisição de um novo conjunto de máquinas da patrulha mecanizada para aumentar o cronograma das cidades abrangidas.
Em fevereiro o prefeito Chicão Bedin (PMDB), atual presidente, oficializou o governo sobre a necessidade das novas aquisições.