PUBLICIDADE

Recolhimento de armas será semestral em 2012 no Estado

PUBLICIDADE

Para manter os serviços de destruição das armas apreendidas em Mato Grosso, o coordenador militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, coronel Raimundo Francisco de Souza, informou que a partir de 2012 o recolhimentos dos objetos passará a ser semestral. Segundo ele, as datas para as operações não podem ser divulgadas devido à segurança que deve ser dada para o transporte dos itens.

Conforme explicou o oficial, o projeto, que faz parte da Resolução 134 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será divido em etapas devido a extensão territorial do Estado. Além disso, os trabalhos terão ajuda da Polícia Militar, que deverá realizar o transporte de um município ao outro. Souza acredita que se apenas os servidores do Judiciário Estadual atuassem no recolhimento das armas e munições recolhidas nas comarcas, o trabalho duraria cerca de 2 anos até que os objetos pudessem ser destruídos pelo Exército de Campo Grande (MS).

De acordo com Raimundo Francisco, o trabalho de recolhimento precisa ser feito, pois os locais de armazenamento de armas e munições nos fóruns de Mato Grosso também são alvos dos criminosos. "É uma questão de segurança esse trabalho de recolhimento e destruição". Em relação as 5 mil armas entregues ao 44 ́ Batalhão de Infantaria Motorizada de Mato Grosso (44 BIMTZ), nesta segunda-feira (19), o coordenador informou que além dos itens terem sido retirados de circulação, o montante fará parte do programa nacional de desarmamento.

O comandante do 44 BIMTZ, coronel Mário Anselmo Marszalek, durante o ano de 2011, o Batalhão recebeu cerca de 10 mil armas e 24 mil munições de vários calibres. Segundo ele, se este material não tivesse sido retirado das ruas e continuasse a ser vendido, clandestinamente, os criminosos poderiam lucrar até R$ 10 milhões.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE