segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Radares em Sinop param de operar em 4 de junho, confirma secretário

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Gilson Carlos/assessoria)

O secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, major Joubert Sacramento, confirmou, ao Só Notícias, que 4 de junho marcará o último dia de operação dos equipamentos de fiscalização eletrônica (radares). A renúncia de interesse na renovação do contrato foi assinada ainda em março, pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos). “Dia 4 de junho, serão desligados os radares, encerra o contrato. Ainda não agendamos com a empresa para ver quando eles vão começar a retirar, mas provavelmente a partir do dia 5 eles já comecem a trabalhar na retirada”, explicou o secretário.

O contrato com a empresa foi assinado em maio de 2019, com vigência de 24 meses e valor de investimento de mais de R$ 8,7 milhões, em parcelas mensais de R$ 362,9 mil. A fiscalização eletrônica está operando no município, desde o mês de agosto de 2019, quando houve um mês testes.

Ainda de acordo com o secretário, as equipes da pasta já iniciaram a confecção de sonorizadores para substituir os radares. O dispositivo físico consiste em ranhuras ou pequenas ondulações ‘impressas’ no asfalto com o objetivo de provocar trepidação e ruído na passagem de veículos, visando não diminuir, mas sim manter a velocidade nas vias.

Um dos pontos que já vem recebendo os trabalhos, é o trecho em que há fiscalização eletrônica na avenida André Maggi, próximo ao cemitério. “Nós já iniciamos a confecção, já está fazendo em alguns pontos para que no dia 4, quando retirar, todos os pontos que estavam com radares já estejam com os sonorizadores para substituir”, pontuou Sacramento.

O dispositivo tem a mesma função do controlador eletrônico (radares). Atualmente, a velocidade permitida é de 60 quilômetros nas avenidas (exceto a Júlio Campos, que é 40 km), e 40 km nas demais vias. Estes limites não devem ser alterados pela secretaria.

Os equipamentos que registram excesso de velocidade – e expedem multas – estão instalados André Maggi (na lateral do cemitério), Ingás (próximo à rua dos Cajueiros), Alexandre Ferronato (próximo ao Grande Templo), Figueiras (próximo à ponte no Jardim Delta), Bruno Martini (ao lado na Unemat) Joaquim Socreppa (proximidades da avenida das Sibipirunas), Itaúbas, Tarumãs, Júlio Campos, Jacarandás, rua das Orquídeas (próximo a Escola Municipal Sadão Watanabe) e na rua das Avencas (próximo a rua Juçaras).

No termo de referência do contrato, ainda consta que há equipamentos que fiscalizam e parada sobre a faixa de pedestre e avanço semafórico em cruzamentos, como da avenida Júlio Campos com Sibipirunas, Jacarandás, além das ruas das Orquídeas e Primaveras. Também foram instaladas câmeras específicas em diversos pontos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE