PUBLICIDADE

Radares eletrônicos em Cuiabá são aferidos por instituto

PUBLICIDADE

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), está vistoriando radares eletrônicos da capital desde a última segunda-feira. O trabalho é feito anualmente para garantir que o aparelho está dentro das conformidades. Sem a aferição, os radares não podem autuar os motoristas que ultrapassarem o limite de velocidade previsto.

A ação acontece no período noturno, a partir das 20h. Hoje foram aferidos os instrumentos (câmeras) da rua Comandante Costa com a avenida Isaac Póvoas e da avenida Barão de Melgaço com a Isaac Póvoas. Já passaram pela certificação os radares instalados nas avenidas Monte Líbano e Miguel Sutil.

“Aferimos e emitimos o certificado para liberar o funcionamento. Com aferição vencida não é possível autuar o condutor do veículo. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá solicitou que fizéssemos esse trabalho antes que vencesse o que foi realizado no ano passado, que seria este mês. A renovação também é solicitada pela empresa licitante, sempre antecedendo o prazo limite”, explicou Benedito Pacheco, técnico metrológico do Ipem.

Desde o início da ação, 30 câmeras já foram inspecionadas. Cada câmera é responsável por uma das faixas da via onde ela está instalada. Nos radares instalados em pistas de três faixas, as três câmeras que executam o monitoramento da velocidade passam pelo aval do Ipem.

Nenhum problema foi identificado até o momento com os radares eletrônicos em Cuiabá. “É difícil encontrar, só se danificarem o equipamento. No ato da aferição, se constatada a conformidade, é colocado um lacre no radar. Se alguém mexer, esse lacre se rompe, portanto, o dano é facilmente identificado”, explicou Benedito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE