A Polícia Rodoviária Federal deve instalar radar fotográfico móvel nas 8 delegacias de Mato Grosso, inclusive no Nortão, ainda no primeiro semestre de 2008. De acordo com o Inspetor Ismael Vieira, da delegacia de Sorriso, atualmente a delegacia só utiliza o radar manual, tipo pistola.
O radar fotográfico está sendo usado há algumas semanas, na BR-364 no trecho entre Cuiabá e Rondonópolis. Os motoristas que desrespeitam o limite de velocidade são multados. O radar fica sobre um tripé, no acostamento, e registra o modelo do carro, a placa e, principalmente, a velocidade de veículos e caminhões.
Os que estiverem acima da velocidade permitida vão receceber a multa em casa e perdem pontos na carteira. O valor varia de acordo com a velocidade excedente no local onde foi flagrado pelo radar. Ou seja, quem abusa da velocidade na BR-163, vai sentir o peso da imprudência no bolso. A multa mais leve – até 20% do limite- é de R$116 e vai pelos correios. O motorista também perde pontos na CNH. O radar ainda tem dispositivo para tirar fotos noturnas.
Leia mais:
Rodovias: diretor manda Polícia Rodoviária usar todos os radares disponíveis