quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Queimadas rurais proibidas a partir de amanhã em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A partir de amanhã estarão proibidas a queimadas rurais em Mato Grosso e em toda a região Centro-Oeste. Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a pratica só será liberada novamente em setembro e a multa para quem for pego em flagrante será de R$ 1 mil a R$ 1, 5 mil por hectare destruído, sendo que a lei também prevê a prisão para este tipo de crime.

Todo tipo de queimada fica proibida – com exceção da cana de açúcar, em reserva indígena, de sementes e em ações contra pragas. A fiscalização dos infratores será feira por imagens de satélite, que mostram os focos de calor.

A medida federal de proibir queimadas neste período do ano leva em conta as condições climáticas da época de seca e baixa umidade relativa do ar. Este ano o Estado tem uma chance inédita de sair do topo da lista dos que mais queimam no Brasil. Pelo menos o que indicam os números já em decadência desde o ano passado, informa A Gazeta.

Em junho de 2005, o satélite NOOA-12 captou 2.371 focos de calor em Mato Grosso, conforme dados do site do Ministério da Ciência e Tecnologia. Este ano foram 1.423.
Nos primeiros dias de julho, de 1 a 7, a redução se manteve (259) em relação ao ano passado (547).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE