sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Queimadas proibidas a partir de hoje e Sinop terá base para combater focos

PUBLICIDADE

As queimadas estão proibidas a partir de hoje em todo o Estado até 15 de setembro e Mato Grosso quer se livrar do incômodo título de campeão nacional. O Comitê de Gestão do Fogo terá, este ano, produto químico – que ajudará que focos de incêndios florestais tomem grandes proporções – e 11 aeronaves. 6 são aviões disponibilizados pelo Governo Federal e têm capacidade de carregar 1,5 mil litros de água cada um. Três deles ficarão sediados na região de São Félix do Araguaia (1.110 km de Cuiabá) e o restante em Sinop, ambas escolhidas por serem regiões onde mais foram detectadas queimadas em 2007. Os aparelhos restantes são helicópteros, sendo 4 do Exército e um do governo do Estado.

Dentre os cerca de 40 de parceiros que constituem o Comitê estão o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar e Ministério Público Estadual. Juntos, eles disponibilizarão homens e equipamentos para o combate. Só o Ibama colocará à disposição entre 500 a 800 brigadistas. O Estado terá 200 homens, 10 caminhonetes, 4 carros e o repasse de equipamentos de combate ao fogo para todos os parques urbanos. Ao todo Mato Grosso vai investir R$ 6 milhões em todo esse período. O recurso vem de parte das multas aplicadas em 2007.

Ano passado, foram verificados 8.751 focos no Estado, de um total de 17.349 detectados em todo o Brasil.
Para não chegar nem perto desse número o trabalho de combate não começa a partir de hoje. Antes do período proibitivo o comitê já realizou uma forte fiscalização preventiva.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhoneiro que morreu em acidente em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

O corpo de Mauro Bezerra Almeida, 44 anos, será...

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...
PUBLICIDADE