Os três aviões da base do Nortão que combaterão incêndios florestais chegarão em uma semana a Sinop. A previsão foi feita, agora há pouco, ao Só Notícias, pelo coronel João Rainho Júnior, do Comitê de Gestão e Combate ao Fogo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). “Dependemos de processos administrativos, mas dentro de sete a oito dias estarão à disposição”. A base atenderá mais de 30 municípios do Nortão com prioridade no combate a incêndios em parque florestais, áreas indígenas e áreas privadas, conforme a necessidade e avaliação dos bombeiros.
Os aviões têm capacidade de carregar mil litros de água ou retardante químico, atuando em combate direto aos focos com as aeronaves em sequência. O reabastecimento será no aeroporto mais próximo com apoio de caminhões com moto-bombas para encher os tanques. Um batalhão de 100 homens do Corpo de Bombeiros ficarão de prontidão em Cuiabá e podem ser deslocados para qualquer local do Estado para ajudar nos combates.
O coronel Rainho informou ainda que “os aviões permanecerão em Sinop pelos próximos 45 dias, que é considerado um período crítico de queimadas no Nortão”. O comitê se reúne hoje, às 14h:30 para decidir se estende o período proibitivo de queimadas, que encerra-se no próximo dia 15.
Recentemente, Mato Grosso deixou o incômodo posto de campeão de queimadas, sendo superado pelo Pará. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, nos últimos 45 dias foram 11.630 focos de calor em municípios mato-grossenses, enquanto no mesmo período de 2007 foram 34.749.