PUBLICIDADE

Queimadas aumentam 12% no quadrimente em MT

PUBLICIDADE

O índice de queimadas entre janeiro a abril, em Mato Grosso, aumentou 12,7% quando comparado com o mesmo quadrimestre, em 2009. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foram detectados até sexta-feira, 1.331 focos de calor distribuídos nas 141 cidades matogrossenses. No ano passado, a quantia era de 1.181 registros. Quando comparado apenas o mês de março, a alta é superior a 1000 %. Entre o dia 1° até sexta-feira, foram 863 focos de calor em Mato Grosso, destes, 138 são apenas em Nova Mutum. No mesmo período de 2009, foram somente 66 no Estado. Nesta relação, Tangará da Serra teve o maior índice: 13 queimadas.

O “ranking” deste ano está da seguinte maneira: Feliz Natal lidera a atual relação de queimadas, com 147 focos. Querência aparece em seguida com 94. Em Cocalinho houve 67 registros e, Nova Ubiratã, com 59. Tangará da Serra aparece em quinto com 56 focos de calor identificados na área. Outras cidades do nortão, como Nova Mutum e Santa Carmem aparece entre os 10 primeiros, com 43 e 42 focos respectivamente.

O aumento das queimadas acompanha o início do período da seca. Estes números poderão continuar em crescimento já que os dias serão cada vez mais ensolarados dos próximos meses, juntamente com a baixa umidade do ar proporcionarão que pequenos focos de queimadas peguem mais facilmente e, também, se alastrem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE