Geral

Queda boeing: juiz federal de Sinop analisa denúncia contra controladores e pilotos

A denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra os pilotos americanos Joe Lepore e Jan Paladino e quatro controladores de vôo, apontados como culpados pela queda do boeing no Nortão, será analisada esta semana pelo juiz federal de Sinop, Murilo Mendes. O processo deve chegar ainda hoje na Justiça Federal de Sinop.

Só Notícias apurou que Mendes dará um parecer se aceita ou não a denúncia diante das provas e indícios de materialidade e de autoria. Se acatar a denúncia, dará prosseguimento com audiências e interrogatórios.

O procurador da República em Mato Grosso, Thiago Lemos de Andrade, tipificou o crime de ‘expor a perigo aeronave própria ou alheia’, previsto no artigo 261 do Código Penal. Os pilotos do jato Legacy, envolvido na colisão, e três controladores foram denunciados por crime culposo (sem intenção). Para o controlador Jomarcelo Fernandes dos Santos, foi tipificado como doloso. Ele estaria sabendo que o jato Legacy estava em altitude errada e não informou sobre a irregularidade na rota.

No acidente, morreram os 154 passageiros e tripulantes do boeing.