PUBLICIDADE

Quadrilha é presa suspeita de vender consórcios fraudulentos em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: reprodução)

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sinop deflagrou hoje a Operação “Carta Contemplada”, que resultou no desmantelamento de uma organização criminosa especializada em vender consórcios fraudulentos na cidade e região. O grupo enganava vítimas oferecendo consórcios supostamente já contemplados, prometendo liberação imediata de crédito. O delegado Ugo Reck de Mendonça confirmou a prisão de cinco envolvidos no esquema.

Segundo os investigadores, os golpistas iludiam as vítimas afirmando que, ao pagar um valor determinado, a contemplação estaria garantida — algo inexistente em consórcios legítimos, que só são contemplados por meio de sorteio ou lance.

Os criminosos ainda alegavam que, com esses consórcios falsamente contemplados, as vítimas poderiam comprar a casa própria, e realizar outros projetos. Conforme a investigação, as vítimas entregavam quantias altas como entrada, acreditando estar fechando um negócio seguro. Contudo, o grupo embolsava cerca de 90% do valor pago, não fornecia qualquer carta de crédito e não possuía vínculo com nenhuma administradora oficial de consórcios.

“Para tentar iludir, eles até abrem o consórcio no nome da vítima sem avisar a empresa que foi dado o lance, sem repassar esse dinheiro, e eles embolsam 90% dessa entrada. E essa vítima, coitada, fica com a economia de uma vida inteira para tentar comprar uma casa própria. Eles pedem de 5,6 meses que é o tempo que eles ganham para aplicar novos golpes e essas vítimas descobrem que nao tem lance, não tem carta contemplada e não tem nenhum beneficio para eles”, explicou o delegado.

“Essa é a terceira loja que eles abrem. Quando o nome da loja ‘queima’ e fica conhecida eles pegam outro endereço, aluga outro imóvel e dão outro nome. Eles tem páginas na internet”, acrescentou.

O delegado também deu dicas para evitar este tipo de golpe. “Um conselho que a gente dá para qualquer pessoa que vai comprar uma coisa com valor considerável principalmente o sonho da casa própria, contrata um advogado para ler o contrato. ‘Ah vou gastar com advogado’, é melhor do que perder R$ 30, 40 e 50 mil na mão desse pessoal”, finalizou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PM encerra “festinha” regada a álcool e drogas em Sinop

A equipe de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas...

Preso homem que tentou matar os pais no Nortão

Policiais militares de Boa Esperança do Norte (216 km...
PUBLICIDADE