PUBLICIDADE

PT sofre perda significativa em suas bancadas

PUBLICIDADE

Após conseguir eleger, em 2002, o maior número de deputados estaduais de todo o Brasil (147), o PT sofreu durante a gestão Luiz Inácio Lula da Silva – e, agora, nas últimas eleições- perda significativa em suas bancadas.

O PT acabou, nos últimos quatro anos, com nove deputados a menos do que elegeu em 2002, devido à troca de partidos. Nas urnas, perdeu mais 12 cadeiras. O saldo negativo foi de 21 deputados.

Para o cientista político Marco Antonio Teixeira, da FGV-SP, além da crise federal, há problemas regionais que culminaram no mau desempenho nas urnas. “Há um escândalo nacional que contamina o regional. Existe um desgaste das lideranças.”

Na região Sul, por exemplo, onde Geraldo Alckmin (PSDB) teve mais votos que Lula, o PT terá nove deputados estaduais a menos do que possui na atual legislatura.

Em 1998, o PT elegeu 90 deputados estaduais. Em 2002, a eleição dos deputados estaduais ocorreu no rastro de Lula, fenômeno chamado de “onda vermelha”. Neste ano, o PT deixou de ter deputados em todos os Estados. Não elegeu ninguém em Roraima. Apenas PSDB e PMDB têm representantes em todas as Assembléias.

Gleber Naime, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, confirma a queda. Apesar do retrocesso, afirma que “o PT está acima do nível de 1998.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE