As famílias beneficiárias do Bolsa Família que ainda não atualizaram seus dados cadastrais dispõem de um prazo maior para procurar as Prefeituras e evitar o bloqueio do benefício: o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou até 31 de outubro a data para a revisão das informações no Cadastro Único, base de dados do programa.
O prazo encerrava-se ontem, mas problemas operacionais no processamento de cadastro (rejeições de dados pelo sistema) e atraso no trabalho provocado por situações de emergência ou calamidade em alguns municípios foram os motivos que levaram à ampliação do prazo.
Após esse prazo, a família que não tiver seus dados atualizados terá o benefício bloqueado. Isso representa uma segunda chance para quem ainda não tiver alterado as informações no cadastro. A partir de janeiro de 2010, o benefício que continuar bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado.
A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realizada em parceria com os municípios, tem por objetivo garantir que as informações das famílias cadastradas sejam atualizadas a cada dois anos, como determina o Decreto nº 6.135 de 2007.
Em Mato Grosso, 6 municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Graças, Alta Floresta e Tangará da Serra), ainda se encontram com mais de 500 famílias, cada um, sem fazer a atualização dos dados.
A coordenadora de transferência de renda da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Laurair Grossi Ribeiro, adverte as prefeituras para que se organizem e encontrem estratégias para sensibilizar as famílias.
"As famílias devem procurar as secretarias de ação social ou os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para atualizar o cadastro. É importante esclarecer que a atualização é necessária e as famílias não precisam temer a perda do benefício se fizerem isso", ressalta a coordenadora.