O Ministério da Justiça prorrogou, por mais 90 dias, o prazo de permanência da Força Nacional de Segurança Pública em Mato Grosso e em mais nove Estados localizados em regiões de fronteira do país. A decisão visa apoiar as ações do Departamento da Polícia Federal na operação “Enafron”.
A decisão do ministro José Eduardo Cardozo leva em consideração a operação, desenvolvida com objetivo de coibir o tráfico de drogas, armas, entradas de produtos ilícitos, saída irregular de riquezas e crimes conexos, bem como apoio operacional e prontidão para ação imediata nos casos em que forem detectadas práticas criminosas nas regiões. A portaria passa a contar a partir deste mês.
A última prorrogação ocorreu em maio, mas para apoio na operação Defesa da Vida, lançada em junho do ano passado, cujo objetivo é coibir quaisquer atividades ilegais que atinjam o patrimônio natural brasileiro na região amazônica, além de combater conflitos agrários e ocorrências de homicídios. Nesta, a prorrogação é válida até 30 de julho.