sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Proposta de novo eixo da ferrovia Norte-Sul beneficia Lucas R. Verde

PUBLICIDADE

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso sedia nesta sexta-feira o Workshop Desenvolvimento da Região Brasil Central. O objetivo do evento, que reunirá em Cuiabá autoridades, consultores e especialistas em logística de transportes, geopolítica e meio ambiente, é a elaboração de um plano que identifique e priorize projetos estratégicos na área de transportes para a região Centro-Oeste. A iniciativa é do Governo do Estado, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e SEBRAE, com o apoio do Poder Legislativo.

Além do Plano de Desenvolvimento da Infra-Estrutura, os debates terão como foco a necessidade de conscientizar os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo sobre a importância do desenvolvimento da região e a função estratégica do Eixo Setentrional da Ferrovia Norte-Sul. Este eixo pode impulsionar decisivamente a economia regional, ligando Açailândia (MA), Miracema (TO), Santana do Araguaia (PA) e os municípios mato-grossenses de Vila Rica, Querência, Gaúcha do Norte e Lucas do Rio Verde.

Para o presidente da AL, deputado Silval Barbosa (PMDB), os debates contribuirão muito para aprofundar os conhecimentos das classes política e empresarial sobre a logística de transportes, ponto vital para o crescimento da economia e a conseqüente melhoria da qualidade de vida da população. “Mato Grosso tem o maior potencial do país em termos de expansão da produção agropecuária e extrativa mineral. Tem perspectivas concretas de incorporar novas áreas ao processo produtivo e só precisa equacionar a logística de transportes”, disse.

Segundo Silval Barbosa, a região Centro-Oeste já conseguiu consolidar a primeira “onda” do desenvolvimento, que consiste na produção em grande escala de excedentes de produtos básicos. “Chegou a hora de enfrentar o desafio de viabilizar novas alternativas nos modais ferroviário e rodoviário – garantindo custos menores e competitividade maior -, ao mesmo tempo em que avança na industrialização”, justificou Silval.

PROGRAMAÇÃO – O evento terá início às 8h. Após a abertura solene, o ciclo de palestras começa às 9hs, com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Luís Antônio Pagot, que vai falar sobre “Cenário econômico na área de abrangência da ferrovia”. Às 10h30, o economista Paulo Rabelo de Castro, da RC Consultores, fala sobre “Economia Regional e Transporte”. Depois dele, às 11h15, o administrador de empresas Olivier Roger Sylvain Girard – da consultoria Trevisan Associados – vai enfocar “Estudo sobre a logística do Brasil Central”.

No período da tarde, o seminário prossegue com a palestra do economista Vande Lage Magalhães, diretor da Agência Nacional de Transportes Públicos (ANTT) que terá como tema “Região Brasil Central e infra-estrutura para seu desenvolvimento”. Depois dele, o engenheiro José Francisco das Neves, da Valec Engenharia, Construção e Ferrovias S. A., falará sobre a Ferrovia Norte-Sul. Em seguida, o superintendente de Infra-estrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), economista João Carlos do Couto Cavalcanti, fala sobre “O papel do BNDES no desenvolvimento da infra-estrutura de transporte”.

Logo após, às 16hs o almirante José Ribamar Miranda – vice-presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Cargas (ANUT) fará palestra sobre “Logística de transportes: obstáculo ao desenvolvimento sustentável do agronegócio”. “Desenvolvimento sustentável” será o tema do ex-presidente do IBAMA, Eduardo Martins – hoje na Elabore Consultoria. Às 17h30 começa a explanação do presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), Marcos Sawaya Jank, com a temática “Brasil Central – mercado internacional de grãos e logística de transportes”. Finalmente, às 18h15, terá início a última palestra, do diretor da Faculdade de Economia da UFMG, Clélio Campolina, que abordará “Região Brasil Central: potencial de nova configuração macroeconômica espacial do Brasil”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE