PUBLICIDADE

Promotores consideram grave e com potenciais riscos redução do nível de rio no Nortão e cobram Eletrobras

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução)

Promotores de Colíder, Nova Canaã do Norte, Cláudia e Itaúba instauraram notícia de fato para apurar e acompanhar as condições de segurança da Usina Hidrelétrica de Colíder, no Rio Teles Pires, após a Eletrobras confirmar que a barragem da usina se encontra em nível de segurança  ‘alerta’ devido a intercorrências envolvendo os drenos do sistema e saída de material do subsolo, houve redução preventiva do nível do reservatório e ativação do plano de ação emergencial.

“Diante da gravidade da situação e dos potenciais riscos à vida humana e ao meio ambiente, o MP pediu à Eletrobrás relatórios técnicos atualizados sobre os problemas ocorridos nos drenos e medidas emergenciais já adotadas. Também foi solicitada cópia integral do Plano de Ação Emergencial da barragem e do Plano de Segurança da Barragem, os relatórios de segurança de barragens e estudos ambientais elaborados nos últimos cinco anos. Foi estabelecido um prazo de cinco dias para o envio das informações”, informou, há pouco, a assessoria. Foi cobrado envio de relatórios diários sobre o monitoramento do reservatório e da estrutura da barragem, além dos pareceres de especialistas independentes. 

O MP também quer da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Águas (ANA) informações sobre fiscalizações realizadas, autos de infração e medidas de acompanhamento, e concedeu prazo de prazo de dez dias para se pronunciarem.

No caso da Defesa Civil Estadual, foram requisitadas informações sobre o mapeamento de áreas e comunidades em risco e medidas protetivas em curso; e, no caso da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), foram solicitados os dados sobre impactos ambientais constatados e ações de mitigação, também com um prazo de dez dias. 

Os promotores Graziella Salina Ferrari, Álvaro Padilha de Oliveira, Edinaldo dos Santos Coelho e Márcio Schimiti Chueire também querem que o Centro de Apoio Operacional designe equipe técnica para realizar vistoria presencial na usina, com o objetivo de avaliar as condições de segurança, impactos ambientais e riscos à população. 

Ontem, conforme Só Notícias já informou, os membros do Ministério Público estiveram reunidos com diretores da Eletrobrás, após a confirmação de alteração do status de segurança anunciado pela concessionária que identificou danos em cinco dos 70 drenos que compõem o sistema da usina.  

Prefeitos dos municípios onde a usina está instalada manifestaram apreensão com prováveis impactos em diversas atividades, dentre elas a pesca esportiva. Um festival de pesca que estava agendado já foi cancelado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Começam inscrições em seletivo da prefeitura de Nova Mutum em 81 funções

A prefeitura confirmou, hoje, o edital para cadastro de...

Sema vai debater em Sinop segurança em barragens

A secretaria estadual de Meio Ambiente informou, esta tarde,...

Sinop: mais de 100 óculos serão doados para alunos da rede pública

Vão ser entregues, na próxima sexta-feira, 120 óculos de...
PUBLICIDADE