A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, está com inscrições abertas para o programa ProJovem Adolescente. São oferecidas 30 vagas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Palmeiras e 30 Centro do Boa Esperança. A coordenadora do CRAS Boa Esperança, Carlene Oliveira Sodré, explica que as inscrições não têm prazo final. Os interessados devem procurar um dos Centros levando RG e CPF, acompanhados de um dos responsáveis.
O programa, idealizado pelo Governo Federal, é destinado a jovens na faixa etária de 15 a 17 anos, pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Na atividade os jovens participam de oficinas que abordam temas transversais como jovem e saúde, jovem e meio ambiente, jovem e trabalho e jovem e cidadania, além de aulas de violão, caratê e informática. No Boa Esperança a formação é realizada de segunda a quinta-feira, das 14 às 17h e aos sábados das 8h às 11h, sob a coordenação dos professores Eliane Notter e Antonio Ferreira.
Conforme Carlene, desde 2008 o CRAS vem atendendo jovens que participam do projeto. “Hoje estamos com 32 alunos. O que mais chama a atenção nos depoimentos de quem já passou por aqui e de quem está aqui é a capacitação profissional, eles demonstram um amadurecimento frente à sociedade, tem uma gama de conhecimentos e uma visão mais ampla de seus direitos e deveres como cidadãos e se mostram preparados para o mercado de trabalho”, destacou. A meta do programa é fortalecer os vínculos familiares e comunitários e afastar os jovens de situações de risco.
A secretária de Assistência Social, Ivone Costa, salientou que o CRAS do Jardim Palmeiras está implantando a atividade agora. “Esperamos poder ofertar esse serviço à população ainda no mês de setembro, nos espelhamos na aceitação e no rendimento alcançado no Boa Esperança e com certeza teremos os mesmos resultados no Jardim Palmeiras”, apontou.