A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, apresentou, em Brasília, o projeto de reestruturação e revitalização turística do Parque de Chapada dos Guimarães ao Ministério do Turismo. Junto com o deputado federal Wellington Fagundes, Vanice Marques reuniu-se com o secretário Executivo do MTur, Mário Moysés. As obras no Parque de Chapada compreendem revitalização de alguns pontos de visitação, infraestrutura turística como construção de decks, restaurantes, lanchonetes, banheiros, pontos de apoio, postos de fiscalização, portarias e sinalização turística. As obras compreendem cinco etapas de projetos, cada um contemplando um conjunto de ações em áreas do parque, que receberá ainda um centro de apoio ao turista.
Segundo a secretária, a intenção é tornar o local ainda mais conhecido e assim, atrair um maior número de visitantes, proporcionando segurança e melhores condições aos turistas. “Nós temos a Cachoeira do Véu de Noiva, Salgadeira, Portão do Inferno e outros pontos que precisam ser mais bem explorados. O objetivo é criar uma infraestrutura que atenda padrões internacionais”, conta.
O projeto formulado em 2008 já foi aprovado pelo Instituto Chico Mendes, órgão responsável pela administração dos parques nacionais brasileiros. Ao todo, a revitalização do parque de Chapada deve custar 13 milhões de reais, deste montante R$ 2,5 milhões já foram liberados pelo Ministério do Turismo no ano passado.
O secretário executivo do ministério, Mário Moysés, acredita que este projeto pode ser uma alternativa para impulsionar o turismo sustentável na região. “Para o Ministério do Turismo e o Ministério do Meio Ambiente é importante fazer investimentos nos parques nacionais, porque além
O deputado federal Wellington Fagundes lembrou que o complexo é um importante ponto turístico do Estado, e pode se tornar um atrativo a mais para quem visitar Cuiabá na Copa do Mundo de 2014.