quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Projetos experimentais são desenvolvidos em viveiro em Sinop

PUBLICIDADE

Criado em 1990, o viveiro Municipal de Sinop possui hoje, uma área de três hectares reservados para o desenvolvimento de projetos de cultivo de hortaliças, frutas, entre outras culturas.

Além da produção de mudas de árvores para arborização do município, a equipe do horto municipal também está investindo no plantio experimental de frutas como o maracujá, caju, figo, cupuaçu e abacaxi, que renderão mais de 6.000 novas mudas nesta primeira fase de experimento, destinadas aos pequenos agricultores do município.

Cerca de 50 culturas também são produzidas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, para abastecer as dez creches do município. Entre elas de cebola, mandioca, beterraba, cenoura, tomate, couve, abóbora,couve, além de folhas como alface e almeirão.

No viveiro também estão disponíveis mudas de 20 espécies de árvores para os moradores sinopenses. Para conseguir a muda, o morador deve levar um quilo de alimento não perecível, que será destinado à secretaria. Entre as espécies estão o Oiti, Ipê amarelo, Ipê Roxo, Açaí, Eucalipto etc. Só nesta semana foram repassadas 500 mudas para o reflorestamento da Comunidade Bom Jardim.

Outro trabalho interessante desenvolvido pelos 14 funcionários do viveiro, que em breve deve ser chamado de Viveiro Municipal Rock Canelli, em homenagem ao fundador do viveiro, é a produção de flores, espécies como Sisal, coroa de cristo, ibisco e rosas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE