Com o início dos trabalhos de campo do projeto de reestruturação do sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros do Estado de Mato Grosso, a presidente da Ager (Agência de Regulação dos Serviços Públicos delegados de Mato Grosso), Márcia Vandoni, reuniu-se com os técnicos para estabelecer as prioridades do órgão em 2008. “Nossa intenção é envolver todo o corpo técnico da agência no projeto e focar nossas ações no processo de mudança do sistema de transporte”, frisou a presidente.
Ficou definido na reunião que uma comissão acompanhará os trabalhos do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), que esta encarregado de fazer o planejamento do sistema de transporte no Estado. A comissão composta por analistas reguladores da Ager, vai acompanhar o treinamento e o trabalho das cinco equipes que farão a pesquisa de campo. A pesquisa terá início na próxima sexta-feira (15.02). Além dos analistas, cada equipe será acompanhada por um fiscal da agência.
Na primeira etapa do plano de trabalho, os dados a serem coletados são: origens, destinos, quantidade de passageiros, quantidade de viagens, pesquisas sobe-desce em diversos itinerários e nos pólos geradores de viagens, bem como, dados sócio-econômicos de produção/consumo e outras informações relevantes. “A partir daí, será constituída uma base de dados que alimentará todas as demais etapas do projeto. Nosso objetivo é que o novo sistema tenha inclusive um controle automatizado do número de linhas, viagens, horários e sobre o preço da tarifa, que precisará se equiparar com o transporte urbano, ou seja, oferece maior possibilidade de acesso à população”, informou Márcia Vandoni. Ela acrescentou ainda, que pelo menos 100 pessoas estão envolvidas na coleta de dados e a previsão é que esse levantamento seja concluído em agosto.
Na reunião a diretoria executiva da Ager e os analistas reguladores fizeram uma avaliação da consulta pública de transporte realizada no dia 18 de janeiro, no município de Nossa Senhora do Livramento e discutiram o papel das consultas públicas no planejamento do novo sistema de transporte.
A presidente esclareceu que as consultas públicas são um mecanismo democrático que massifica o processo de mudança do sistema de transporte e faz com que a população participe ativamente do planejamento do novo sistema. “Estamos realizando consultas públicas para ouvir a população sobre o transporte que ela deseja. As reivindicações apresentadas pela sociedade nas consultas vão subsidiar o planejamento do transporte no Estado. Essa é uma ação inédita no setor de transporte e conta com o total respaldo do governador Blairo Maggi”, concluii Márcia Vandoni.
Ficou definido que será realizado consultas públicas em Chapada dos Guimarães (12.02), Jangada (19.02), Acorizal (22.02) e Santo Antônio do Leverger (29.02).