quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Projeto reestruturá transporte intermunicipal em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Com o início dos trabalhos de campo do projeto de reestruturação do sistema de transporte coletivo intermunicipal de passageiros do Estado de Mato Grosso, a presidente da Ager (Agência de Regulação dos Serviços Públicos delegados de Mato Grosso), Márcia Vandoni, reuniu-se com os técnicos para estabelecer as prioridades do órgão em 2008. “Nossa intenção é envolver todo o corpo técnico da agência no projeto e focar nossas ações no processo de mudança do sistema de transporte”, frisou a presidente.

Ficou definido na reunião que uma comissão acompanhará os trabalhos do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), que esta encarregado de fazer o planejamento do sistema de transporte no Estado. A comissão composta por analistas reguladores da Ager, vai acompanhar o treinamento e o trabalho das cinco equipes que farão a pesquisa de campo. A pesquisa terá início na próxima sexta-feira (15.02). Além dos analistas, cada equipe será acompanhada por um fiscal da agência.

Na primeira etapa do plano de trabalho, os dados a serem coletados são: origens, destinos, quantidade de passageiros, quantidade de viagens, pesquisas sobe-desce em diversos itinerários e nos pólos geradores de viagens, bem como, dados sócio-econômicos de produção/consumo e outras informações relevantes. “A partir daí, será constituída uma base de dados que alimentará todas as demais etapas do projeto. Nosso objetivo é que o novo sistema tenha inclusive um controle automatizado do número de linhas, viagens, horários e sobre o preço da tarifa, que precisará se equiparar com o transporte urbano, ou seja, oferece maior possibilidade de acesso à população”, informou Márcia Vandoni. Ela acrescentou ainda, que pelo menos 100 pessoas estão envolvidas na coleta de dados e a previsão é que esse levantamento seja concluído em agosto.

Na reunião a diretoria executiva da Ager e os analistas reguladores fizeram uma avaliação da consulta pública de transporte realizada no dia 18 de janeiro, no município de Nossa Senhora do Livramento e discutiram o papel das consultas públicas no planejamento do novo sistema de transporte.

A presidente esclareceu que as consultas públicas são um mecanismo democrático que massifica o processo de mudança do sistema de transporte e faz com que a população participe ativamente do planejamento do novo sistema. “Estamos realizando consultas públicas para ouvir a população sobre o transporte que ela deseja. As reivindicações apresentadas pela sociedade nas consultas vão subsidiar o planejamento do transporte no Estado. Essa é uma ação inédita no setor de transporte e conta com o total respaldo do governador Blairo Maggi”, concluii Márcia Vandoni.

Ficou definido que será realizado consultas públicas em Chapada dos Guimarães (12.02), Jangada (19.02), Acorizal (22.02) e Santo Antônio do Leverger (29.02).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE