PUBLICIDADE

Projeto reduz reincidência de reeducandos em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O juiz da Primeira Vara Criminal de Barra do Garças (509km a leste de Cuiabá), Bruno D’Oliveira Marques, lançou o Projeto Novos Passos, com o objetivo de promover a reinserção de recuperandos do sistema prisional ao convívio social, reduzindo a taxa de reincidência. Apesar de ter apenas três meses, a iniciativa já apresenta resultados expressivos, com a realização de diversas ações voltadas à cadeia local.

Foram ofertados diferentes cursos, como o de acompanhamento em dependência química, pintura, garçom e hortifrutigranjeiro. Também foi possibilitada a remição de pena pela leitura, realizada pesquisa de perfil epidemiológico, além da oferta do Ensino Fundamental dentro da unidade (onde cerca de 30 participam de aulas regulares ministradas diariamente) e também de curso superior (sete beneficiados).

Houve ainda a emissão de documentos de identificação, palestra educativa com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Segundo o psicólogo Eduardo dos Santos Vieira, da Sejudh, que ministrou o curso de acompanhamento em dependência química, “a expectativa é que o curso possibilite ao reeducando uma alternativa de reabilitação no seu quadro de dependência química e uma ferramenta de trabalho para atuar em grupo de apoio, clinicas de recuperação e nas alas da cadeia onde cumprem a pena”.

De acordo com o magistrado Bruno Marques, o envolvimento de diversas entidades no projeto, atuando em rede, demonstra a nova fase vivida pela sociedade brasileira que, “além de cobrar pela implementação de políticas públicas eficazes, integra-se na busca de alternativas para a solução de questões complexas que a afligem, como é o caso da criminalidade, especificamente da reincidência criminal”, ressalta.

São parceiros do projeto o Ministério Público Estadual, por meio da Primeira Promotoria Criminal de Barra do Garças, e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: aprovada mudança no ISS sobre cartórios que pode evitar perda de receita

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Sepultada em Sinop mulher que morreu em colisão entre motos em rodovia

Merys Almeida Pereira, de 36 anos, foi sepultada, ontem,...

Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, foi...
PUBLICIDADE