PUBLICIDADE

Projeto piloto de reciclagem é lançado em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Foi lançado ontem à tarde, um projeto piloto de reciclagem em Nova Mutum. Trata-se do resultado de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e a Agropecuária Melina, fabricante do suco de uva Melina. A indústria vai readquirir as garrafas e o dinheiro será destinado para a Creche Municipal Mãe Amiga, que hoje atende cerca de 150 crianças no município.

A idéia, de acordo com Michel Leplus, sócio proprietário da empresa, é fazer com que as embalagens de vidro sejam devolvidas no local onde foram adquiridas. “Já apresentamos a idéia e ela foi bem aceita pelos supermercados. Desta forma, estaremos fornecendo uma embalagem adequada para que esse material seja depositado e todas as semanas será feito o recolhimento pela Secretaria”, explicou. O suco é envasado em embalagens de vidro para que não seja necessário utilizar conservante.

As embalagens serão armazenadas no Centro Social e Cultural, onde mensalmente a Agropecuária Melina vai readquiri-las. Segundo Michel Leplus, vai ser pago por cada garrafa reciclada 0,25 centavos, a metade do valor pago por uma nova, sendo que o dinheiro será depositado diretamente na conta bancária da Creche. “Nós vamos esterilizar e utilizar essas garrafas novamente”, disse. Em Nova Mutum são consumidas cerca de 2.500 garrafas de suco de uva por mês.

Michel destacou que o sucesso da campanha vai depender da consciência de preservação do meio ambiente e também da solidariedade das pessoas que consomem o suco de uva. “Na França projetos semelhantes já existem há mais de 50 anos. Aqui precisamos fazer o mesmo”, comentou. Ele pretende avaliar o resultado local para depois levar o projeto à Cuiabá e mais tarde para as demais regiões do Brasil onde o suco é consumido.

Para a secretária municipal de Ação e Promoção Social, Marinês Cavalin Pivetta, tais iniciativas são muito importante para o município. “Nós somos parceiros e estamos abertos a mais projetos como este”, disse. Na parceria a secretaria ficou responsável pela coleta das garrafas vazias e também pela divulgação da campanha em rádio e televisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE