PUBLICIDADE

Projeto para reaproveitar óleo iniciado em Lucas ganha projeção nacional

PUBLICIDADE

O projeto “de olho no óleo” criado em Lucas do Rio Verde com o objetivo de transformar o óleo usado na cozinha usado  em biodiesel começa a ganhar projeção nacional. O diretor do SAAE (Serviço de Água e Esgoto), Daltro Figur, confirmou  que recebeu convite para proferir uma palestra sobre o projeto, na cidade de Salvador (BA) nos dias 14 e 15 de outubro.

O projeto que nasceu de uma parceria entre a Fiagril, SAAE e Sicredi já recolheu aproximadamente 25 mil litros de óleo usados em residências, restaurantes e lanchonetes que seriam descartados no solo, poluindo o meio ambiente. A cada seis litros de óleo usados a dona de casa recebe um litro de óleo novo. Para os comerciantes, cada 50 litros recolhidos valem um kit limpeza. “A cada litro de óleo jogado fora, um milhão de litros de água são contaminados”, lembrou Figur.  

O óleo de cozinha vai para uma fábrica em Lucas e vira matéria prima na produção de biodiesel. O projeto está servindo de modelo para outros municípios. Em Vera (80 km de Sinop), por exemplo, começou a ser feito trabalho de conscientização nas escolas para que o óleo não sejam jogado fora mas depositado em um reservatório para que seja reaproveitado na produção de biodiesel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE