terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Projeto “onde há educação a corrupção não tem vez” é implantado em Alta Floresta

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: Júnior Silgueiro/arquivo)

O projeto “Onde há educação, a corrupção não tem vez” com objetivo de conscientizar crianças e adolescentes combater à corrupção foi implantado pela promotora de Justiça, Luciana Fernandes Freitas, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), em Alta Floresta. A previsão é que as ações também sejam desenvolvidas nas escolas municipais e estaduais, no próximo ano.

“Esse é um projeto antigo, desenvolvido em 2014 e implantado em outras cidades onde já trabalhei. Ele iniciou em Porto Alegre do Norte. Depois, foi levado para Comodoro, Cuiabá, Várzea Grande, Diamantino, Alto Paraguai e, agora, em Alta Floresta. Já estamos com as tratativas para implantar também nas escolas no próximo ano”, disse Freitas.

A promotora explicou que o projeto segue um padrão. “É feita uma certa competição entre as escolas e alunos. São colocadas algumas tarefas com provas de artes, redação e oratória. O promotor vai até à escola, conversa com eles e os educadores. Além disso, são feitas palestras e atividades pedagógicas. Também são desenvolvidas atividades para ir criando consciência da prevenção primária da corrupção”, explicou.

Luciana Freitas avaliou que o resultado com os alunos sempre é surpreendente. “São as pequenas ações. Os políticos não nasceram no planeta Marte. Costumamos lembrar apenas dos grandes casos de corrupção, mas essas pessoas cresceram no mesmo ambiente que o nosso. É necessária uma educação como vetor de transformação. São nos pequenos atos, na prevenção primária que ocorre mudança em todos os âmbitos”.

O projeto “Onde há educação, a corrupção não tem vez” ganhou destaque nacionalmente e já foi implantado em outros Estados. Os trabalho da promotora nas escolas foi reconhecido pela senadora do Rio Grande do Sul, Ana Amélia (PP), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, no último dia 9 deste mês, em comemoração do Dia Internacional contra a Corrupção.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morador de Alta Floresta encontra cobra-cipó em cozinha

A cobra-cipó-marrom (chironius quadricarinatus) foi avistada na cozinha de...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...

Apostadores de Mato Grosso ganham prêmio após acertarem 4 números na Quina

O apostador de Cuiabá acertou, ontem à noite, quatro...
PUBLICIDADE