O Pontão Ação Cultural em Rede que está instalado no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso vai executar uma das cinco etapas do projeto “Intercâmbio Digital” em Sinop, amanhã, sábado e domingo. O projeto tem como objeto levar as cinco cidades polos de Mato Grosso conhecimentos na área da Cultura Digital com a realização de oficinas e workshops com intuito de capacitar artistas e agentes culturais dos pontos de cultura.
A ação tem como meta que os participantes saiam dessas oficinas aptos a utilizarem programas de softwares livre, apoderem das mídias sociais e as possibilidades de criação de web rádio como instrumentos de divulgação dos seus trabalhos e produtos. O projeto vai ao encontro à falta de iniciativas que contemple o ensino e a utilização das ferramentas digitais livres em instituições culturais em especial os pontos de cultura.
Dessa maneira, o Pontão, de posse de conhecimento e experiência na área, propõe a realização desse projeto, na medida em que se sugere a ser um observatório e atuar na formação, produção de conteúdo e com o patrimônio, a iniciativa se torna oportuna e necessária, entrando em sintonia com as demais ações que já vem sendo executadas. Programação Oficina de Software livre. Façamos a provocação “Porque não ser livre?” O mercado hoje tende a uma nova forma de pensar com uso de softwares para celulares, tablets, notebooks, reprodutores de áudio e vídeo entre outros. O mercado como um todo pede profissionais, que acima de tudo pensem de forma livre e principalmente colaborativa.
O Linux é atualmente a menina de ouro do Governo Federal. A política do Software livre nos transporta para uma nova forma de ver e viver o que antes era impossível, ou seja, trabalhar e pensar de forma colaborativa. Nesta oficina vamos desbravar os quatro pilares que movem este novo mundo: a política, as suas possibilidades, o mercado e aplicações que tem em nosso dia a dia. O ministrante será Luiz Anderson Camargo que falará na Escola de Governo, na avenida das Embaúbas.
Web rádio
Com a popularização da internet e a convergência dos Meios de Comunicação convencionais, o rádio também não podia ficar de fora. O rádio na internet não tem nenhuma coisa nova, de hoje, mas vem se popularizando cada vez mais. Grandes emissoras de rádio AM/FM fazem transmissões on-line de suas programações. Outra vertente da rádio na internet é a produção independente, os chamados Pod Cast. Que são também programas radiofônicos, só que feitos em casa e ou de forma amadora. Igor de Oliveira será o palestrante.
Oficina de Mídias Sociais
Tem como objetivo abordar as principais mídias sociais, suas ferramentas e todas as possibilidades que elas trazem de divulgação e interação com os usuários das redes. A prática irá incluir criação e manutenção de perfis, uso das ferramentas e aplicativos de cada plataforma e integração entre elas. As redes trabalhadas serão: Facebook, Twitter, Flickr, Youtube e Blog.
Além da prática, será também brevemente ministrado conteúdo que possibilitará o desenvolvimento de estratégias de ações individuais ou com o cotidiano e trabalho desenvolvido pelos participantes, para que posteriormente os mesmos decidam quais usar de acordo com as atividades e realidades de suas instituições.