PUBLICIDADE

Projeto do MP contemplará negociações na área ambiental em Feliz Natal, Cláudia, Marcelândia, Juara e mais duas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

As promotorias de Justiça dos municípios de Aripuanã, Feliz Natal, Cláudia, Marcelândia, Vila Rica e Juara, que apresentam alto índice de desmatamento serão contempladas com o projeto-piloto de implementação do Núcleo Estadual de Autocomposição do Ministério Público do Estado. O foco para negociação serão procedimentos que apuram danos relevantes, desmatamento igual ou maior que 500 hectares, com maior repercussão e que tenham a definição do polo passivo.

De acordo com a promotora de Justiça Hellen Uliam Kuriki, coordenadora do núcleo, serão selecionados 30 procedimentos, sendo cinco por Promotoria de Justiça. Após a seleção, será avaliada a necessidade de realização de diligências e posteriormente será definida a audiência de negociação.

 

O fluxo operacional do múcleo prevê ainda a realização de reunião de planejamento e negociação e expedição de carta convite que antecederá a preparação do feito para negociação. “A expectativa é de que até o dia 15 de outubro já tenhamos os procedimentos que farão parte desta primeira etapa de implementação do Núcleo Estadual de Autocomposição”, destacou a coordenadora.

Também integram o núcleo o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe e as promotoras de Justiça Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza e Maria Fernanda Corrêa da Costa. Os três atuam há vários anos na defesa do meio ambiente.

O Núcleo Estadual de Autocomposição foi instituído com o objetivo de desenvolver práticas autocompositivas de conflitos afetos à tutela coletiva e à gestão de políticas públicas. Com abrangência estadual, ele está vinculado ao Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição, que foi reorganizado em novembro do ano passado.

De acordo com o Ato Administrativo, a atuação do Núcleo Estadual de Autocomposição ocorrerá de forma conjunta aos promotores naturais e integrada com os Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça e com os órgãos de execução do MP. Além das questões relativas à tutela coletiva e à gestão e implementação de políticas públicas, o núcleo atuará ainda em matérias de alcance geral ou de relevância social, para preservação de direitos fundamentais e também para a execução de políticas institucionais definidas no Planejamento Estratégico Institucional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE