PUBLICIDADE

Projeto de monitoramento genômico em comunidades ribeirinhas em MT realiza 225 atendimentos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: SO-PL-Ibraim)

O Projeto Navio (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada), uma iniciativa da Fiocruz Minas em parceria com a Marinha do Brasil e as Secretarias de Estado de Saúde de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, realizou 225 atendimentos em comunidades ribeirinhas de Cáceres, entre os últimos dias 23 e 30. A ação incluiu exames de rotina, testes sorológicos e moleculares, além de sequenciamento genético, quando indicado. Profissionais da Marinha também prestaram 146 atendimentos clínicos e realizaram 600 procedimentos odontológicos.

O projeto busca contribuir para o fortalecimento das respostas rápidas e coordenadas a situações emergenciais na saúde pública. A iniciativa realiza ainda o monitoramento genômico de patógenos (vírus, bactérias, fungos e parasitas) em amostras humanas, ambientais, de vetores e de animais.

Durante a ação em território mato-grossense, o Laboratório Central do Estado (Lacen), a Superintendência de Vigilância em Saúde e o Escritório Regional de Saúde de Cáceres deram suporte à operação. As ações contemplaram as comunidades de Santo Antônio das Lendas, Barranco Vermelho, Porto Carne Seca e áreas ribeirinhas de Cáceres.

O Lacen-MT realizou mais de 600 testes sorológicos para dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose, além de cerca de 500 testes de biologia molecular para arbovírus (dengue, zika, chikungunya) e vírus respiratórios (Covid-19 e influenza A e B). O laboratório também forneceu equipamentos, kits de diagnóstico e profissionais qualificados.

A Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-MT coordenou o monitoramento de doenças zoonóticas e as atividades de imunização. Participaram da ação dez servidores do Lacen e da Vigilância em Saúde, além de uma representante do Escritório Regional de Saúde de Cáceres.

O Escritório Regional de Saúde de Cáceres articulou com a gestão municipal a oferta de serviços complementares, como a distribuição de 100 filtros de barro, 150 cobertores, além de equipes de vacinação e saúde bucal.

Professores e alunos dos cursos de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres, e da Estácio de Sá também participaram dos atendimentos clínicos e odontológicos realizados pela Marinha.

A última parada dos navios está prevista para o dia 15 de abril, em Corumbá (MS). O projeto Navio busca contribuir para o fortalecimento das respostas rápidas e coordenadas a situações emergenciais na saúde pública. A iniciativa realiza ainda o monitoramento genômico de patógenos (vírus, bactérias, fungos e parasitas) em amostras humanas, ambientais, de vetores e de animais.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE