Em agosto deste ano o Projeto Ação Digital atingiu o ápice de funcionamento do programa ao funcionar em todos os 141 municípios que compõe Mato Grosso. Com isso, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), cumpriu o objetivo de possibilitar o acesso gratuito à internet e a inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos no ambiente virtual. Agora, além de integrar a população à rede mundial de computadores, o projeto pretende ampliar a estrutura de funcionamento das 167 unidades do Ação Digital e, assim, melhorar ainda mais o acesso da população.
O Ação Digital é um programa que permite a redução gradativa das diferenças sociais promovidas pelo conhecimento digital e o exercício da cidadania. Numa época onde as informações avançam com grande velocidade, o acesso a internet e, principalmente, a tecnologia, pode significar não só o encurtamento das fronteiras territoriais, mas também a conhecimento das transformações que ocorrem no país e no mundo.
De acordo com o coordenador do Ação Digital da Setecs, César Vidotto, a implantação do programa em Novo Santo Antônio, último município que recebeu o projeto, o Governo atinge a meta de atendimento para 100% dos municípios mato-grossenses. "A primeira etapa do projeto foi cumprida e agora existe a necessidade de realizar o monitoramento das unidades do programa, bem como as condições de funcionamento dos computadores e demais equipamentos dos municípios", explicou Vidotto.
Para a secretária-adjunta de Cidadania da Setecs, Vanessa Rosin, o projeto pode ajudar a mudar vida dos cidadãos que moram distantes da capital, pois integra o cidadão ao mundo virtual. "Sabemos das dificuldades das famílias que não tem condições de adquirir um computador. Queremos democratizar o acesso à internet às pessoas de baixa renda e promover a inclusão digital", disse a secretária.
RANKING BRASIL
O Ação Digital é um programa criado pelo governo do Estado, com extensão em todas as cidades de Mato Grosso. Por este motivo o programa foi indicado para integrar o Rankin Brasil, um site de cunho educativo, cultural e social que divulga ações e programas que beneficiam o país.
O site também é conhecido por divulgar recordes nacionais, um dos motivos da indicação. O Ação Digital está ao alcance de toda a população do Estado, atualmente com cerca de três milhões de habitantes. Moradores de norte a sul de Mato Grosso podem encontrar uma unidade do projeto em sua cidade.