PUBLICIDADE

Projeto de identificação infantil da Politec de MT é finalista em prêmio nacional de inovações públicas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Mato Grosso é finalista do prêmio nacional de inovações pública, na 5ª edição do prêmio Conexão Inova. A instituição concorre na categoria de projetos concluídos em serviços públicos, na área de Projetos de Inovação para Pessoas ou Organizações Públicas, com o projeto “Identifica Pequeno Cidadão”.

Os ganhadores serão definidos por meio de voto popular, que será definido pelo maior número de reações à publicação do projeto na rede social Linkedin. Os vencedores serão anunciados durante o evento Convergência 2025, entre os dias 02 a 04 de junho, em Belo Horizonte (MG).

O projeto foi lançado em 2021, e desenvolvido pelos papiloscopistas da Politec: Aílton Silva Machado, Angela Quatti Nogarol, Daiany Caroliny Garcia Mamoré Segura, Gislene da Silva Ribeiro Dias e Letícia Rodrigues Mesquita.

A iniciativa tem como objetivo solucionar os desafios relacionados à emissão de RGs para crianças de até 5 anos. O projeto foi motivado pelas dificuldades no processo de coleta biométrica de impressões digitais de crianças dessa faixa etária, devido ao tamanho reduzido das impressões e ao movimento involuntário das crianças, o que dificultava a captura e gerava demora ou falhas na coleta. Em resposta, foi pesquisada uma tecnologia especializada que permite captar as impressões digitais de maneira mais rápida e precisa.

Após a realização de prova de conceito de equipamentos de captura biométrica infantil, doação de equipamentos específicos e a criação de espaços dedicados para atender crianças, o projeto transformou a emissão do RG infantil, tornando o processo mais eficiente e seguro. Inicialmente implementado no posto conveniado da Assembleia Legislativa do Estado, o projeto foi expandido gradualmente para outros postos de atendimento.

Atualmente, o espaço infantil já está presente em todas as unidades do Ganha Tempo, localizadas em Cuiabá (duas unidades), Várzea Grande, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, bem como no posto de atendimento da Diretoria Metropolitana de Identificação Técnica.

Adicionalmente, os leitores infantis foram encaminhados para as unidades da Politec de Alta Floresta, Água Boa, Confresa, Juína, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Nova Mutum e Tangará da Serra.

O projeto da Politec concorre com outros quatro, desenvolvidos por servidores públicos dos Estados do Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro pega fogo em Lucas do Rio Verde e condutor sai ileso

O incêndio num Ford Escort cinza ocorreu, hoje de...

Ventilador explode e inicia incêndio em residência de Lucas do Rio Verde

Uma casa de alvenaria foi danificada pelas chamas, hoje...

Mega-Sena paga hoje prêmio acumulado

As seis dezenas do concurso 2.858 da Mega-Sena serão...
PUBLICIDADE