O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências) está em Sorriso até a próxima sexta-feira. A visita do projeto da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) faz parte das comemorações de 39 anos do município, celebrado neste dia 13 de maio.
A carreta do MT Ciências está instalada na Praça das Fontes, localizada na Rua das Orquídeas, no bairro Centro Norte. Durante os períodos matutino e vespertino, a equipe atenderá escolas do município que agendaram previamente as visitas. No período noturno, o atendimento será aberto ao público em geral até as 21h.
Os visitantes podem conferir quatro salas temáticas com 22 instalações que exploram conhecimentos variados, abordando desde a vasta biodiversidade do Estado até fenômenos da luz, imagem e som. Na parte externa, há um planetário digital com projeção em 360° e kits de robótica e óculos de realidade virtual.
O coordenador de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, ressalta a importância da visita do circuito itinerante ao município. “Este atendimento em Sorriso é de grande importância. É a primeira vez que vamos para esta, que é uma cidade polo da Região Norte do nosso Estado. Levamos o circuito completo de atividades para que a população local conheça esse trabalho desenvolvido através da popularização da ciência e incentivo dos jovens a buscar o conhecimento científico”, afirma Marcos.
O prefeito Alei Fernandes agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “É uma alegria imensa receber esse projeto, especialmente no mês em que celebramos os 39 anos de Sorriso. A ciência precisa estar cada vez mais próxima das pessoas, das crianças e dos jovens. E essa iniciativa é uma oportunidade de despertar e estimular o pensamento crítico de forma lúdica e acessível. Agradeço à Seciteci e todos os envolvidos por essa parceria tão importante”.
Em 2024, o MT Ciências realizou 21.176 atendimentos no Estado, passando por 39 cidades e 124 escolas. Neste ano, o circuito já passou por outros municípios como Tangará da Serra, Confresa, Reserva do Cabaçal, entre outros.
Prefeituras, escolas, instituições públicas e privadas de Mato Grosso podem solicitar ao longo do ano a presença do circuito em eventos através de ofício a ser enviado à Seciteci.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.