Moradores do bairro Santa Cruz II, em Cuiabá, comemoram os resultados positivos alcançados pelo projeto da Polícia Militar "Seja um vizinho camarada", implantado há dois meses, pela Base Comunitária de Segurança do bairro Moinho. Com a união de moradores e a Polícia Militar, o bairro reduziu os índices de roubos e furtos à residência na região. Em 60 dias, a Polícia Militar registrou apenas um furto à residência na região.
Segundo o comandante da Base Comunitária do Moinho, 1º tenente PM Luiz Marcelo da Silva, o bairro Santa Cruz II registrou no primeiro trimestre deste ano 29 ocorrências de roubo ou furto à residência. "Esse tipo de ocorrência gerava muito pânico nas vítimas, pelo grau de violência dos criminosos, que geralmente invadiam as residências, faziam a família de refém em algum cômodo da casa, enquanto os outros integrantes da quadrilha roubavam eletrodomésticos, joias, dinheiro e fugiam no carro da própria vítima", explicou o comandante.
O projeto "Seja um vizinho camarada" foi criado pelo 3º Batalhão da Polícia Militar e tem como objetivo melhorar o relacionamento interpessoal dos moradores visando aumentar a sensação de segurança e reduzir os índices de roubos e furtos no bairro. "Todos os bairros onde a relação interpessoal entre os vizinhos é fraca o índice de roubo é grande", afirmou o comandante da Base.
Por meio do projeto, os moradores do bairro formam uma rede de vigilância que troca informações sobre os hábitos da casa e recebe orientações sobre segurança e formas de contato para acionar a Polícia Militar. Os membros do grupo são orientados a acionar a PM sempre que perceberem alguma atitude suspeita próxima das residências que formam a Rede de Vigilância para evitar que novos roubos ou furtos aconteçam.
Para desenvolver o projeto a Base Comunitária de Segurança do bairro Moinho contou com o apoio do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Moinho e a Associação dos Moradores.
De acordo com presidente da Associação dos Moradores do bairro, Antônio Marques de Pinho, que já foi vítima duas vezes da ação dos criminosos, a região passou por momentos de muita violência, mas depois da implantação do projeto os moradores vivem outra realidade. "Depois da implantação do projeto, que contribuiu para reduzir os números de roubos no nosso bairro, os moradores se uniram contra a violência. É uma vitória para todos".
Além do bairro Santa Cruz II, a Polícia Militar desenvolve o projeto "Seja um vizinho camarada" na região da grande Morada da Serra, onde também já alcançou resultados positivos com a redução da criminalidade e a satisfação dos moradores.