domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Projeto da PM muda a vida de crianças e adolescentes de Peixoto de Azevedo

PUBLICIDADE

Há pouco mais de um mês, a rotina de 82 crianças e adolescentes de Peixoto de Azevedo (690 km de Cuiabá) passou por uma reviravolta daquelas capazes de mudar toda uma vida.
 Indisciplinados na escola, e com pouco o que fazer fora dela, aquele grupo de meninos e meninas entre 12 e 17 anos se encaixava em um perfil considerado de risco.
 "Fora da aula, eu só vivia na rua. Não fazia mais nada. Hoje é só atividade", relata, com um sorriso acanhado no rosto, o estudante Marciel Alves de Souza, 14.
 
A mudança foi possível por meio de uma iniciativa liderada pelo 15º Comando Regional da Polícia Militar, com o apoio da prefeitura local, Ministério Público, Judiciário e entidades como o Conselho de Segurança Pública (Conseg) do município.
 
Aberto no dia 1º de agosto, o programa "Luz do Amanhã" realiza um trabalho complementar de formação, com atividades que incluem orientação vocacional, prática de esportes e o cultivo de uma horta comunitária.
 
"Priorizamos aqueles que tinham dificuldades de relacionamento, os mais problemáticos, e os trouxemos para o programa, como uma forma de interferir justamente naquela faixa etária mais vulnerável, dos 12 aos 17 anos", afirma o tenente coronel Gildázio Alves, comandante regional da PM e idealizador da iniciativa.
 
Mesmo com pouco tempo de implantação, a melhora no comportamento dos participantes é reconhecida por pais e professores. E o cultivo de legumes e hortaliças vai de vento em popa.

No último sábado (10), durante a Caravana da Transformação, o projeto recebeu a visita do governador Pedro Taques e do secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas.

Além de conhecer pessoalmente os primeiros beneficiados, eles tiveram a oportunidade de literalmente colher os primeiros resultados da horta comunitária.

"Além de parabenizar a todos pela iniciativa, vim aqui dizer que, juntamente com o secretário de Segurança Pública, vamos analisar a possibilidade de levar este projeto ao Estado todo", afirmou o governador.

O secretário Rogers Jarbas também elogiou o programa e lembrou o papel relevante que as ações preventivas vêm conquistando no cenário da Segurança Pública.

"Exemplos como o Luz do Amanhã demonstram que existe um caminho para a redução da criminalidade e que ele precisa ser trilhado por todos, não apenas pelas forças de segurança", afirmou o secretário.

INSPIRAÇÃO

O Luz do Amanhã de Peixoto de Azevedo segue um modelo já colocado à prova com sucesso pela Polícia Militar em Sinop (197 quilômetros  de Sinop).

"Trabalhei em Sinop e, quando vim para cá, trouxe o conceito e a vontade de fazer algo semelhante. Hoje temos 82 participantes, mas o objetivo é atingir 400 meninos e meninas de Peixoto e região", afirma o comandante regional.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...

Bombeiros combatem incêndio em mercearia de Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros conteve um incêndio, hoje à...
PUBLICIDADE