sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Projeto da cota zero da pesca é debatida em Mato Grosso; secretário diz que não haverá proibição

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Ednilson Aguiar)

A Assembleia Legislativa fez, hoje, audiência pública para debater o projeto de lei  668/2019 com mudanças na Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e regula as atividades pesqueiras. O secretário-executivo da secretaria estadual do Meio Ambiente,  Alex Marega, disse que proposta do governo estadual não é proibir a pesca. “Algumas pessoas estão fazendo confusão, dizendo que a pesca será proibida. A pessoa pode pescar à beira do rio. O que está sendo proposto trata do transporte e armazenamento para comércio de pescado. Isso será apenas pelo período de cinco de anos para que se possa fazer estudos e verificar os estoques pesqueiros que estão sendo renovados e analisados pelo Conselho Estadual de Pesca”, explicou.

O deputado Elizeu Nascimento (DC), que propôs a audiência, se posicionou contrário a proposta da “cota zero para pesca de Mato Grosso”,  que, no  artigo 18, veta a comercialização e transporte de pescado oriundo da pesca amadora pelo período de cinco anos, a contar a partir de 2020. Ele defende que  é necessário discutir melhor a proposta antes que ela seja implantada porque se aprovada, pode aumentar a taxa de desemprego entre os pescadores de Mato Grosso.  “Entre outras coisas, essa lei aumenta ainda mais a taxa de desemprego e tira do ribeirinho, muitas vezes, a única chance que ele tem de levar o alimento para casa”, afirmou. “Proibir por cinco anos a pesca é uma vergonha e não vamos acatar”,  disse Nascimento. “Já que é para ter um projeto que preserva os rios, então vamos fazer com que 100%  do que é arrecadado  no Estado,  referentes às multas, apreensões e notificações relacionadas à pesca, sejam investidos na proteção  dos peixes”, defendeu.

O deputado Sebastião Rezende disse que “os municípios serão prejudicados de forma significante. O que esses pescadores farão para sobreviver? São  muitos outros fatores que degradam o ambiente. Pode contar comigo nessa luta e vamos dizer não a cota zero”, discursou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE