PUBLICIDADE

Projeto ambiental no Nortão registra mais de mil macacos utilizando pontes de dossel

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

O projeto Reconecta, vinculado ao programa municipal “Alta Floresta Não Atropela”,  registrou, desde outubro do ano passado, a passagem de 1,5 mil primatas entre cinco espécies (macaco-aranha-da-cara-preta, mico-de-Schneider, bugio-ruivo-de-spix, bugio-ruivo-do-purus e o recém-descoberto zogue-zogue-de-Alta-Floresta), pelas 7 pontes de dossel instaladas no perímetro urbano do município. A data de início dos levantamentos, realizados com o auxílio de câmeras TRAP ou armadilhas fotográficas, coincide com o mesmo período em que o sistema de travessias passou a operar.

As ações de monitoramento são encabeçadas pela bióloga e líder da iniciativa, Fernanda Abra, juntamente com voluntários da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). As estruturas, que visam ampliar a segurança da fauna arborícola local (por meio do acesso controlado e seguro às zonas superiores da floresta) e viabilizar maior conectividade às atividades de cunho ambiental com a população em geral, foram implantadas com um investimento R$ 559 mil.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Gercilene Meira Leite, os números demonstram a efetividade das atividades.”É importante destacar pois é um projeto da comunidade de Alta Floresta, dos nossos parceiros institucionais que abraçaram a causa”, “trabalhando em prol da sustentabilidade, da conservação e preservação da nossa biodiversidade” e “indo de encontro com a segurança dos nossos pedestres, ciclistas e motociclistas, que ao trafegar por essas ruas, não correm o risco de atropelar esses animais”.

As pontes também serão utilizadas como ferramenta educacional e de sensibilização às questões ecológicas, proporcionando uma visão privilegiada da vida selvagem e conscientizando estudantes, pesquisadores ou visitantes sobre a importância da manutenção de áreas verdes, bem como os ecossistemas que a compõem. Outra vertente a ser fortalecida é o ecoturismo, mediante a oferta de experiências voltadas à exploração e imersão na natureza.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE