PUBLICIDADE

Proibição de nepotismo deve se estender a Executivo e Legislativo, diz ministro

PUBLICIDADE

O ministro Carlos Ayres Britto, relator da ação em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje, por unanimidade, declarar constitucional resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que proíbe a prática do nepotismo na ocupação de cargos de confiança do Poder Judiciário, disse, no intervalo da sessão de julgamento, entender que a regra será aplicada naturalmente aos Poderes Executivo e Legislativo.

“A tese que foi consagrada é a de que o nepotismo é incompatível com pelo menos quatro princípios constitucionais: eficiência, impessoalidade, moralidade e igualdade. Como o artigo 37 da Constituição Federal é extensivo a todo o Estado, a conclusão que tenho é que fizemos um julgamento que alcança todos os Poderes”, afirmou Britto.

O tribunal deverá julgar ainda hoje um caso concreto em que o Ministério Público do Rio Grande do Norte recorre de decisão do Tribunal de Justiça daquele estado, para quem a resolução do CNJ não se aplicaria ao Legislativo e ao Executivo do município de Água Nova. Como a ação já foi reconhecida como de repercussão geral, os ministros poderão editar uma súmula, para determinar expressamente que a resolução do CNJ seja seguida pelos demais Poderes.

Conforme orientou o CNJ, é proibido o “exercício de cargos, empregos e funções por parentes, cônjuges e companheiros de magistrados e de servidores investidos em cargos de direção, chefia [termo incluído hoje pelos ministros do STF] e assessoramento”.

“Nós deixamos ainda mais claro, ainda mais explícito que o nepotismo, em cargos que não são efetivos, é proibido em toda a administração pública brasileira, em qualquer dos Poderes. É a confirmação de que não vale mais tomar posse no cargo, como se fosse do cargo, um feudo, patrimônio particular”, ressaltou Britto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE