O período de proibição de queimadas, que começou em 15 de julho, termina nesta sexta-feira e a previsão de enviar seis aviões para ajudar a combater incêndios florestais não se concretizou. Na última quarta-feira, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) publicou em Diário Oficial um aviso de dispensa de licitação da locação de aeronaves que seriam utilizadas. O contrato especificava que o Estado pagaria R$3,2 mil por hora de vôo. O prazo de contrato seria de 15 dias.
A licitação foi dispensada, mas segundo assessoria, esse procedimento (de locação de aeronaves) não será cancelado. As aeronaves serão encaminhas onde for necessário.
A previsão inicial era deixar três aeronaves no Nortão, na base em Sinop, e outros três em São Félix do Araguaia por serem regiões em que mais foram detectadas queimadas ano passado.
Recentemente, Só Notícias apurou que foram registrados 40.042 focos de calor, entre 1° de janeiro ao último dia 29 de setembro. Na região Norte, até mês passado foram contabilizados 177 focos em Sinop, 333 em Sorriso, 471 em Santa Carmem, 45 em Lucas do Rio Verde, 71 em Alta Floresta, 977 em Nova Ubiratã e 318 em Nova Mutum.