Os 13 programas sociais que são desenvolvidos pela Secretaria de Ação e Promoção Social, tanto por iniciativa própria como através de parceria com o Governo do Estado e Federal, passaram por uma fiscalização da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, nos últimos três dias. O objetivo foi avaliar a aplicação dos recursos, a estrutura e o funcionamento dos mesmos.
Por iniciativa própria, o município desenvolve os programas Renascer Junior, Renascer, Inclusão Digital, Renda e Cidadania, Maturidade Feliz, Pró-Mamãe e o Projeto Alegria de Viver. Em parceria com o Governo Federal estão em andamento o Peti, Agente Jovem, Pró-Jovem e Ações Sócio Educativas de Apoio às Famílias – ASEF. Já com o Governo do Estado são dois: API – Apoio a Pessoa Idosa e APD – Apoio a Pessoa Deficiente
Arlete Ventura, técnica da Setec, responsável pelo monitoramento, visitou famílias beneficiadas, verificou números e documentos, conversou com a equipe de professores e avaliou até mesmo a estrutura onde as atividades são desenvolvidas. O resultado desse trabalho vai culminar em um relatório que apontará, ou não, possíveis falhas na execução das atividades.
Em entrevista a imprensa a técnica disse estar satisfeita com o que verificou. Segundo ela, em Nova Mutum já existe uma estrutura montada e que a cada ano que passa os resultados são melhores.