A Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social de Nova Mutum já definiu a programação alusiva ao Dia da Criança para os alunos que integram os programas sociais PETI e Renascer, desenvolvidos no município. Entre os dias 09 e 11 terão atividades todos os dias. A programação será a seguinte:
– Segunda – Gincana no Centro Social e Cultural;
– Terça – Sessão Cinema no Centro Social e gincana no Assentamento Pontal do Marape e na Comunidade Ranchão;
– Quarta-feira – Apresentações artísticas e festa no Centro Social e Cultural.
A Secretaria atende hoje 260 crianças através de seus programas. O objetivo desse trabalho, é oferecer um ambiente saudável para as crianças e adolescentes, afastando-os das ruas e dos perigos que ela pode oferecer para quem está na ociosidade. Além do que é oferecido pela Ação e Promoção Social, outra parceria entre a secretaria municipal de Educação e Cultura e o Governo do Estado atende Nova Mutum. Trata-se do Projeto Aplauso.
Em local próprio, junto ao Viveiro Municipal, são recebidas diariamente cerca de 360 crianças no contra turno da escola. Elas desenvolvem atividades de recreação, atividades físicas, marcenaria, musicalização, artes, informática e contam ainda com apoio pedagógico.
Conheça os programas:
Renascer: Em funcionamento desde janeiro de 2003. É mantido com recursos próprios do município. São atendidas 60 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos. As atividades acontecem durante o período matutino, no contra turno da escola. No programa as crianças têm aulas de apoio pedagógico, música, artesanato, artes, atividades físicas e natação.
PETI – Implantado em Nova Mutum em novembro de 2001, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI é uma iniciativa do Governo Federal que visa erradicar o trabalho executado por menores de 14 anos. O Governo Federal oferece uma bolsa no valor de R$ 25 para cada criança que participa, como uma forma de mantê-las longe do trabalho e dar uma ajuda de custos às famílias. Hoje são atendidas pelo PETI 175 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 15 anos, sendo 50 na cidade, 50 na comunidade Ranchão e 50 no Pontal do Marape.