Começam hoje em Nova Mutum as atividades da semana do meio ambiente. Atividades serão desenvolvidas durante três dias e têm o objetivo de conscientizar a sociedade em geral para a responsabilidade de cada cidadão quanto à preservação ambiental, focando o slogan “Meio Ambiente, eu faço parte!”. A palestra de abertura, às 20h, terá lugar no auditório da Acenm/CDL e é aberta à participação dos interessados.
O dia do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a abertura da Conferência de Estocolmo, a fim de tratar assuntos ambientais que englobam o planeta. Desde então a preocupação com a natureza se acentua dia-a-dia, justamente em função da ação humana que ao longo dos tempos vem causando sérios problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas urgentes, os recursos naturais, as condições de vida e, consequentemente, toda vida futura do planeta.
Com as atividades programadas para a semana do Meio Ambiente objetiva estimular reflexões sobre essa questão. De acordo com a bióloga da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Fernanda Cervi, o intuito é informar as pessoas para que a sociedade atinja a sustentabilidade, reduzindo as desigualdades sociais, além de proporcionar inclusão social e permitir a conservação dos recursos naturais.
A programação, que começa a ser desenvolvida hoje à noite continua amanhã, com a realização do pit stop campanha de combate às queimadas. A atividade continua na sexta-feira, agregando ainda uma exposição no centro de convivência. “Todos estão convidados a acompanhar a programação”, convida Fernanda. A programação inclui também a realização de uma oficina de papel reciclável. A oficina tem como proposta oportunizar a integração e a sensibilização dos estudantes para a importância da reciclagem, com vistas à melhoria das condições do meio ambiente, ao uso indiscriminado dos recursos naturais e a produção de lixo urbano.