O secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, apresentou, esta manhã, durante o Fórum dos Governadores do Brasil Central, o maior programa de ações e investimentos da história da educação pública de Mato Grosso, o Pró-Escolas. Participaram do evento os governadores Pedro Taques (Mato Grosso), Marconi Perillo (Goiás), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Marcelo Miranda (Tocantins) e Confúcio Moura (Rondônia), além de Flávio Dino (Maranhão), secretários de estado e instituições.
O Pró-Escolas está estruturado nos eixos Ensino, Inovação, Estrutura e Esporte e Lazer. Apenas em estrutura escolar, a inciativa prevê investimentos de R$ 360 milhões, até o final de 2018. “Serão 35 escolas novas, 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIEC), 20 quadras de esportes e a reforma de 70 escolas. No total, serão 140 novas obras”, garantiu Marrafon.
Ele frisou que a força e os avanços alcançados pelo Consórcio Brasil Central na área da Educação, durante os dois anos de diálogo entre os participantes, a exemplo dos projetos viabilizados como o Conectar e Tutoria Pedagógica Itaú Social – que foram inseridos no Pró-Escolas. “São iniciativas que debatemos e construímos juntos e já temos resultados concretos”.
De acordo com o secretário, por meio do projeto Conectar, foram distribuídos 1.200 tablets para, aproximadamente, 50 professores e pouco mais de 1.000 estudantes do 6º e 9º anos de três escolas estaduais, em Cuiabá.
Com a tecnologia, a escola e professores poderão trabalhar listas de exercícios, organizar roteiros de trabalho, plano de aula e intervenção pedagógica. “É muito mais que apenas entrega do equipamento, é conteúdo e informação para lidar com essa nova realidade do mundo contemporâneo”.
Já o projeto de Tutoria Pedagógica Itaú Social tem a metodologia de formação continuada realizada no cotidiano da escola, em uma relação de parceria entre tutor e tutorado, com corresponsabilidade para garantir o aprendizado do aluno com sucesso.
Marrafon lembrou aos governadores que um dos grandes objetivos que precisam ser alcançados em 2017 é a criação de um centro de formação de gestores educacionais, “um centro integrado, como política regional do Consórcio”.